Festival de Tiradentes termina este domingo

28/08/2009 07:00
Jackson Romanelli/EM/D.A Press
Festival oferece eventos ao ar livre (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press)
Festins, almoços, jantares especiais, cursos, degustações e palestras aguardam o visitante que visitar Tiradentes de hoje a domingo, quando termina a 12ª edição do festival de gastronomia da cidade. Entre as estrelas do fim de semana estão os chefs franceses Emmanuel Ruz (Lou Fassum), Olivier Briand (Gibus) e David Etcheverry (Le Saison), além do espanhol Fernando Canales (Etxanobe). Eles comandarão festins nas pousadas Pequena Tiradentes e Villa Paolucci. Todas as entradas para esses eventos estão esgotadas, mas a programação guarda uma série de atividades (muitas gratuitas) que certamente agradarão os amantes da boa mesa.

Uma delas é almoço especial que o chef e consultor gastronômico Eduardo Avelar fará amanhã, às 12h, com a filha, Aline (Restaurante Chez Aline, em Casa Branca), no botequim oficial do Largo das Forras. “Já fizemos festivais juntos no Nordeste, quando eu morava lá. Aqui em Minas será a primeira vez”, conta ele. A dupla apresentará ao público o “Trem bom é très bon”, trenzinho de madeira puxado por um shot de cachaça e com três “vagõezinhos” que homenageiam gastronomicamente o Ano da França no Brasil.

As receitas do “trem” são releituras da cozinha mineira: escondinho de batata doce com carne de porco e mel de engenho; carne de sol com tamarindo, flã de jiló, escargô mineiro (moela na manteiga de alho e ervas), quiabo crocante e uma repaginação surpresa do tradicional tutu com linguiça. “É bacana trabalhar com a Aline, pois ela se dedica à cozinha francesa, mas está dando continuidade ao trabalho que estou fazendo com a comida mineira”, afirma Eduardo, que comanda o bem-sucedido projeto Sabores de Minas.

Quer mais opções? Confira o Guia de Bares e Restaurantes do Divirta-se

DE GRAÇA

A programação cultural do festival também conta com boas atrações, como exposições variadas, apresentações de música, circo e teatro e exibição de filmes. Tudo de graça. Hoje, às 18h, quem for ao Centro Cultural verá Como água para chocolate; às 20h30, haverá concerto de órgão na matriz de Santo Antônio; e, às 22h, apresentação de chorinho e samba no Largo da Rodoviária. Amanhã, se apresentarão o violeiro Fernando Sodré (20h) e o baixista Dudu Lima (22h).

Sábado e domingo, nove cursos de culinária gratuitos serão realizados no Mercado da Cultura e Gastronomia, cidade cenográfica montada no Largo das Forras. No primeiro dia haverá aulas de Dilu Villela (combinação de doce e salgado, às 10h), Eduardo Maya (A evolução dos tira-gostos mineiros, às 11h), Kaká Silva (Descomplicando a cozinha molecular, às 12h) e Maria Dalva Couto (Madame pão de queijo – Forno de Minas, às 18h), além de intercâmbios gastronômicos entre chefs locais e estrangeiros.

FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES
Até domingo, em Tiradentes. Programação completa: www.culturaegastronomia.com.br. Acompanhe o blog de cobertura do evento no endereço www.uai.com.br/festivaltiradentes.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA