Henrique Gilberto e Flávia Quaresma preparam jantar no Vecchio Sogno

15/05/2009 07:00
Juliano Sacramento/Divulgação
(foto: Juliano Sacramento/Divulgação)
Quem não conhece, terá oportunidade privilegiada de sentir o gostinho de como é o Carême, restaurante que a chef carioca Flávia Quaresma abriu há exatamente 10 anos no Rio de Janeiro, sem sair da cidade. Ela e o jovem chef belo-horizontino Henrique Gilberto, que venceu o reality show de gastronomia Super Chef (TV Globo) e trabalhou no Carême durante dois anos, serão as estrelas de festival terça e quarta, dias 19 e 20, no Vecchio Sogno. Juntos na cozinha do chef mineiro Ivo Faria, os dois vão preparar jantar de sete etapas, com louvável ênfase na cozinha latino-americana – Brasil incluído, é claro.

O clima da noite será de “mestre e aprendiz”. Porém, os trabalhos não transcorrerão no esquema “um manda e o outro obedece”. “O Henrique criou pratos no Carême. Lá, ao contrário de outros restaurantes, as criações são muito coletivas. Então, fazer esse menu foi muito legal, pois já trabalhávamos assim. Os pratos foram feitos especialmente para o festival, mas baseados no que já acontece no restaurante, exatamente do jeito que a gente faz. A dinâmica é mesma. Usar ingredientes brasileiros, com técnicas europeias e temperos do mundo”, explica Flávia Quaresma.

Os dois se conheceram em 2005, durante festim que a chef comandou no Festival de Gastronomia de Tiradentes. “Henrique foi uma das pessoas que me recebeu na cozinha. Foi supersolícito e me ajudou pra caramba. Foi realmente fantástico. Disse a ele que, quando fizesse 18 anos, gostaria de levá-lo para o Rio. Os pais dele foram para lá, conhecer o restaurante. A mãe dele disse que ele só viria se fizesse faculdade. Consegui na hora o curso da Estácio de Sá para ele. Ficou lá dois anos e eu mais ou menos como mãe dele”, lembra a chef, que o considera “corajoso e estudioso”. Lembrando: Henrique tem apenas 22 anos.

Quer mais opções? Não deixe de conferir o Guia de Bares e Restaurantes do Divirta-se

André Wanderley/Divulgação
(foto: André Wanderley/Divulgação)
“O Carême foi uma superexperiência. Fazer esse jantar com a Flávia é algo muito além dos meus planos. Talvez seja a maior honra para mim até hoje. Lá aprendi muito do que sei hoje”, confessa Henrique. O primeiro passo numa cozinha foi dado no curso do Hotel Senac Grogotó, em Barbacena. Depois da temporada com Flávia, voltou para a capital mineira, onde trabalhou por pouco tempo no extinto restaurante Bela Vitta. Entre os próximos planos do chef está uma viagem a Europa, para ganhar mais experiência no ramo: “Quero ficar pelo menos três anos por lá, para poder voltar e consolidar carreira no Brasil. Quem sabe em Belo Horizonte”.

CACHAÇA E FOIE GRAS O jantar começa com aperitivo inspirado nos sabores que Henrique guardou na lembrança depois de uma viagem à Colômbia: camarão apimentado sobre arroz de coco queimado com gengibre. Na sequência, foie gras grelhado e coberto com “lençol” de cachaça sobre compota de goiaba ao alecrim e sablé de parmesão. O primeiro prato será filé de vermelho com ragu de milho branco, aïoli (maioense de alho) emulsão de pimenta-biquinho, espuma de bouillabaisse (clássica sopa de peixe francesa). “Tenho tendência de misturar doce com salgado. Tenho de me segurar para não fazer isso em todos os pratos”, admite Flávia.

O segundo prato é o mais complexo: cordeiro em crosta de amendoim sobre canjiquinha com quiabo defumado, tomates assados e molho de cacau (sementes e chocolate 70%) com pimenta guajillo. “Esse molho é bem baseado na cozinha mexicana. Fui para lá em novembro e a mala veio lotada de chillis e várias coisas”, explica ela. Finalizando: panna cotta de queijo canastra com compota de caqui e capim limão; seguida de bolinho de chocolate com maracujá e crocante de cacau. Para acompanhar o café, macarons de banana.

FLÁVIA QUARESMA E HENRIQUE GILBERTO
Festival com os dois chefs. Terça e quarta, dias 19 e 20, às 20h, no Vecchio Sogno, Rua Martim de Carvalho, 75, Santo Agostinho. Preço: R$ 145 (por noite; individual, não inclui bebidas). Informações: (31) 3292-5251.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA