Chef hoje é estrela

11ª edição do Festival de Gastronomia de Tiradentes movimenta a cidade histórica mineira da próxima sexta-feira até o dia 24

08/08/2008 07:00

Beto Magalhães/EM/D.A Press %u2013 27/7/07
Rodrigo Ferraz, um dos coordenadores do festival, diz que a gastronomia está na moda e afirma: "Estamos surfando nessa onda" (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press %u2013 27/7/07)
Começa na próxima sexta-feira a 11ª edição do Festival de Gastronomia de Tiradentes. Até dia 24, a famosa cidade histórica mineira emprestará suas antigas praças e ruas, seus belos casarões e pousadas à festa da boa mesa, fazendo a alegria de quem gosta de comer e beber bem. Este ano, o festival promete manter seu lugar entre os mais importantes eventos do gênero no Brasil. Isso se deve não apenas à programação com cursos, almoços, jantares, atrações culturais e festins com chefs de prestígio internacional, mas a uma série de eventos paralelos que o engrandecem, como o roteiro de restaurantes oficiais, o concurso novos talentos e o projeto Cozinha social. Além disso, o festival integra o 1º Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia ao lado de Paraty (RJ), Gramado (RS), Arraial d’Ajuda e Trancoso (BA).

O tema deste ano é “Chegada da Família Real ao Brasil – 200 anos e nem tudo foi descoberto”. “Queremos que a gastronomia brasileira assuma posição cada vez mais importante. Temos espaço para isso”, avalia um dos coordenadores do evento, Ralph Justino. “Demos um salto muito grande no nível do evento. Primeiro, por termos criado o circuito. O público perceberá isso logo pelo nosso site, que está disponível há muito tempo. O nível dos chefs também foi elevado. Temos muitos estrelados pelo Guia Michelin. Os festins já estão bem cheios”, completa. Festins são jantares especiais comandados por chefs convidados às sextas e sábados, na maioria das vezes vindos do exterior.

“É muito bacana participar de um evento em crescimento. No Brasil, a gastronomia está em expansão. Hoje, chef é estrela. O número de cursos, bares e restaurantes aumentou muito. O de chefs que visitam o país também. Estamos surfando nessa onda. Somos o principal festival do país e o Comida di Buteco, que é a outra parte da gastronomia, é de BH. Minas está exportando gastronomia. Orgulho-me disso. Estamos levando o modelo de Tiradentes para outras cidades”, acredita Rodrigo Ferraz, outro coordenador do festival. Segundo ele, a expectativa em relação a Gramado, cidade que encerra o 1º Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia, é de crescimento. Lá, o festival vai de 29 deste mês a 7 de setembro.

Carlos Henrique de Oliveira/Divulgação %u2013 5/10/06
Ralph Justino chama a atenção para o talento dos brasileiros (foto: Carlos Henrique de Oliveira/Divulgação %u2013 5/10/06)
AGENDA CHEIA Uma das diferenças mais notáveis dessa edição é a transferência dos eventos que eram promovidos no Largo das Forras para o da Rodoviária, que passará a abrigar degustações, shows, estandes, empório e aulas, tanto gratuitas quanto pagas. Por falar em aula, todos os chefs que participam dos festins dessa edição darão aulas sobre os pratos que apresentarem, a R$ 35 (individual), no espaço gourmet da Universidade Estácio de Sá. Já o tradicional bar que serve de ponto de encontro continuará no Largo das Forras, mas sem a parceria com o Comida di Buteco, que, ano passado, garantiu variedade de cardápio aos visitantes.

Também no Largo da Rodoviária será montada a Cidade da Cultura e Gastronomia, cenografia criada pelo artista plástico Thi Rohmann e que reproduz casas típicas de Tiradentes, Paraty, Gramado, Arraial d’Ajuda e Trancoso (cidades que integram o circuito), aberta à visitação dia e noite. Lá também estará o coreto, que servirá de palco para a maior parte das apresentações musicais, que prometem agitar os dois fins de semana do festival, quando cerca de 30 mil pessoas deverão passar pela cidade. Exibição de filmes, intervenções teatrais e exposições de escultura, pintura e até carros antigos completam a programação.

 

SAIBA MAIS

A programação do 11º Festival de Gastronomia de Tiradentes pode ser acessada pelo site www.culturaegastronomia.com.br.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA