Zeca Pagodinho será tema de enredo da Grande Rio no Carnaval de 2023

Agremiação de Duque de Caxias tentará o bicampeonato com o ilustre sambista

Reprodução/Instagram
Zeca Pagodinho (foto: Reprodução/Instagram)

A Grande Rio já divulgou o tema do seu enredo para 2023. A escola terá Zeca Pagodinho como tema do enredo preparado para o ano que vem. Além de ser um dos maiores artistas brasileiros, suas letras sobre o subúrbio do Rio de Janeiro, a velha baixada e a religiosidade popular também chamaram a atenção da escola, segundo o UOL.

 

A escolha de Zeca Pagodinho para o samba enredo surgiram logo após a Grande Rio ter sido coroada a campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro, em 2022. No entanto, a confirmação veio nesta quarta-feira (04/05), através das redes sociais.

 

"Agora, sim, é oficial! O enredo da Grande Rio para o carnaval de 2023 irá reverenciar o universo musical de Zeca Pagodinho, artista cuja obra é um olhar para os subúrbios, a "velha Baixada", as festas de rua, a religiosidade popular", disse o texto divulgado pela escola de samba.

 

"A ideia da homenagem partiu dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, que, juntamente com a sua equipe de criação, já estão desenvolvendo a narrativa e o visual do próximo desfile. Para eles, falar de Zeca é falar de um Rio de Janeiro não-oficial e de uma cidade de Duque de Caxias que tem orgulho de suas memórias", completou a nota. 

Apesar de Zeca Pagodinho ser carioca e portelense, é impossível negar a relação bem próxima que o artista tem com Duque de Caxias, cidade onde fica a sede da Grande Rio. Além da amizade com integrantes da escola, ele já desfilou por ela em 2007. Inclusive, o enredo daquele ano cita o sambista.

 

Vale lembrar que Zeca Pagodinho tem um sítio em Duque de Caxias, bastante conhecido e que já serviu até para gravações de DVD do sambista. Além disso, quando Xerém sofreu com as enchentes de 2013, Zeca estava lá ajudando os moradores.