Fundador do Soweto rompe relação com Belo por filiação ao PL de Bolsonaro

'Lutamos por uma ideia de Brasil muito diferente', lamentou Claudinho de Oliveira em post nas redes sociais

Reprodução/Instagram/Montagem
Claudinho de Oliveira rompe relação com Belo por filiação ao PL de Bolsonaro (foto: Reprodução/Instagram/Montagem)

O relacionamento de Belo, com um dos fundadores do grupo Soweto azedou, o cantor fez parte da banda por quase 10 anos.

Claudinho de Oliveira fez um longo desabafo nas redes sociais na última sexta-feira (08/04), criticando o pagodeiro por sua filiação no PL, atual partido do presidente da República Jair Bolsonaro para disputar as eleições de outubro de 2022.

 

"Belo, meu cumpade, de lá pra cá muita coisa aconteceu, o samba nos uniu e nos separou, mas jamais nos colocou em lados distintos. Afinal, somos do mesmo lugar, e vivenciamos, pelo menos até o momento de sua filiação no time de Bolsonaro, a mesma utopia de uma história de luta política e social que o próprio samba conta e reconta desde XIX", escreveu o compositor, que criou o grupo em Itaquera, zona leste de São Paulo, no início dos anos 90.

 

"Mas desta vez, pela primeira vez, estamos em lados opostos e lutamos por uma ideia de Brasil muito diferente", destacou.

 

"Ainda que surpreso, faz parte do jogo democrático respeitar decisões alheias. Todavia, em respeito à história essencial do Soweto e sua narrativa fundacional, grito forte e em bom tom: Fora Bolsonaro!", finalizou Claudinho.

 

O fundador do Soweto deve se lançar candidato a deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em São Paulo nas eleições deste ano, de acordo com as informações da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

 

Já o dono do hit Tua boca, disse em entrevista ao jornalista Leo Dias, do jornal Metrópoles, que se filiou ao PL por ser muito amigo do senador Romário e do governador do Rio de Janeiro, Claúdio Castro. No entanto, ele não confirmou se pretende sair candidato neste ano.

 

Vale destacar que esta será a segunda tentativa do artista entrar na política, já que chegou a ensaiar uma candidatura nas eleições de 2014, no entanto, pelo partido que faz oposição ao hoje chefe de Estado. O cantor de pagode era filiado ao PCdoB. A candidatura não se concretizou.

 

Confira, abaixo, o texto na íntegra: