Cantores de rap são expulsos de voo e avião retorna ao aeroporto

Rappers alegam preconceito; os restante dos passageiros foram encaminhados para outra aeronave por conta da situação

Reprodução/Instagram/Montagem
PL Quest, Bielzin, Oruam e Chefin (foto: Reprodução/Instagram/Montagem)

Um avião que havia decolado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro precisou retornar ao terminal na manhã deste sábado (19/03) após uma confusão provocada pelos cantores Bielzin, Chefin, Oruam e PL Quest. 

O voo da companhia aérea Latam tinha como destino o aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, Espírito Santo. A manobra de retorno foi feita ainda enquanto a aeronave sobrevoava Maricá, região da Grande Niterói.

 

De acordo com as informações do colunista Leo Dias, do jornal Metrópoles, a confusão começou logo após a decolagem. Os artistas se recusarem a usar máscara de proteção contra a Covid-19, apesar dos inúmeros pedidos dos comissários e do próprio comandante da aeronave.

 

Com a recusa dos rappers, o grupo começou a discutir com os funcionários da companhia aérea e foram convidados a deixar a aeronave, juntamente com os integrantes da gravadora Mainstreet Records e o avião precisou retornar ao aeroporto de origem para que a Polícia Federal retirasse o grupo.

 

Após o desembarque na capital fluminense, os cantores foram conduzidos pela Polícia. Segundo a publicação, os artistas estavam em uma sala sendo interrogados pelos agentes. O restante dos passageiros retornou a aeronave e às 10h28 a aeronave decolou de novo e seguiu para a capital capixaba.

 

A reportagem do jornalista procurou a assessoria de imprensa da Latam, que confirmou as informações. Vale destacar, que apesar do uso de máscara ter sido liberado em ambientes abertos e fechados na cidade do Rio, o uso do equipamento de proteção ainda é obrigatório nas áreas de aeroporto, conforme determinação nº 456/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Confira a íntegra da nota enviada pela companhia aérea sobre o caso. "A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA3183 (Rio de Janeiro/Santos Dumont-Vitória) deste sábado (19) precisou retornar ao aeroporto de origem em função de comportamento indisciplinado de um grupo de passageiros que se recusaram a usar máscara. A aeronave já pousou normalmente, em completa segurança. Diante disso, a Polícia Federal foi acionada para realizar o desembarque do grupo de passageiros indisciplinados. O restante dos passageiros recebeu toda a assistência necessária e prosseguiu para Vitória na mesma aeronave que decolou às 10h28 deste sábado (19). A empresa reforça que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais e esclarece ainda que o uso da máscara durante os voos da companhia e nas áreas de aeroporto segue obrigatório, conforme determinação da resolução nº 456/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que segue em vigor de acordo com nota da própria agência", afirmou. 

Rappers alegam preconceito

Nas redes sociais, os artistas se pronunciaram sobre o episódio e alegaram que foram vítimas de preconceito. "Os amigos foram expulsos do voo, que loucura. Se a gente não estiver no festival hoje, a culpa é da Latam", argumentou PL Quest. "Só botaram para fora a galera do rap, maior preconceito, papo reto", acrescentou um integrante da equipe no mesmo vídeo. 

 

Também por meio de nota, a Latam se manifestou sobre a acusação de preconceito e afirmou que "repudia veementemente qualquer tipo de ofensa e reitera que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa", afirmou.

 

Confira, abaixo, o vídeo:

Errata: Inicialmente, a companhia aérea Latam tinha confirmado que o cantor Mc Poze que teria causado a confusão. Porém, o empresário do funkeiro negou a situação e o texto foi corrigido imediatamente.