Tiago Leifert e Daiana Garbin revelam que filha tem câncer raro nos olhos

Casal alertou os pais para a doença chamada retinoblastoma, que atinge as células da retina

Reprodução/Instagram
Daiana e Tiago Leifert em vídeo publicado em rede social (foto: Reprodução/Instagram)
Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin, publicaram um vídeo de nove minutos no Instagram neste sábado (29/1) para falar sobre a filha do casal, Lua, de 1 ano. Eles revelaram aos seguidores que a criança está com um câncer raro nos olhos, chamado retinoblastoma, que atinge as células da retina.

Segundo o casal, a intenção deles com o vídeo é alertar pais e cuidadores de crianças da doença, que no caso de Lua se manifestou através de movimentos irregulares nos olhos, um reflexo branco ocasional e um olhar de lado da criança.

Tiago fala que a criança está em tratamento há quatro meses, mas que faria de tudo para ter visto, no início do ano passado, um vídeo como o que eles gravaram agora, para que o câncer pudesse ter sido descoberto mais cedo.

"Oi, pessoal. A gente está aqui hoje para conversar com vocês sobre um assunto muito importante. No comecinho de outubro do ano passado, a gente descobriu que nossa filha Lua está com um câncer. Ela está com um tipo de câncer nos olhos muito raro que se chama retinoblastoma, um câncer que acontece nas células da retina", começou Daiana.

"Ela está com um tumor em cada olho. É muito difícil descobrir esse câncer, e é por isso que a gente está gravando este vídeo para vocês. Normalmente, ele acontece em crianças muito pequenas, antes dos dois ou três anos, quando a criança ainda não fala. A gente nunca imaginou que algo estivesse impedindo a visão dela [Lua].

Daiana diz que Leifert já havia percebido algo de errado nos olhares da criança, mas ela não. "O Tiago começou a perceber um movimento estranho no olhinho da Lua, um movimento irregular. Até que um dia eu percebi um reflexo branco como se fosse um olho de gato, e aí que a gente levou ela num oftalmologista e ela recebeu esse diagnóstico", explicou.

"A gente está tratando há quatro meses, e a gente pensou se ia falar alguma coisa [em público], e o consenso entre família e amigos foi que não. Vocês que acompanham o casal sabem que a gente é extremamente discreto na nossa vida pessoal. A Lua raramente aparece nos nossos feeds", disse Tiago.

"Só que depois da última quimioterapia da Lua, e ela fez quatro, a gente começou a mudar de opinião. Uma coisa começou a nos incomodar, que é saber tudo que sabemos hoje e não dividir com vocês, que podem estar cuidando de um bebê".

"Meu sonho é que em agosto, julho, maio do ano passado, eu estivesse navegando pelo Instagram e tivesse acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles", lamentou o ex-apresentador da Globo.

Reprodução/Instagram
Lua aparece no fim do vídeo (foto: Reprodução/Instagram)

 

"Se a gente conseguir que um casal leve uma criança antes do que a gente conseguiu, missão cumprida e a Lua vai ficar muito feliz também. Viu alguma coisa diferente no olhinho do seu bebê, vai atrás [de um oftalmologista]", alertou.

"Nós descobrimos [o câncer de Lua] no grau E, que é o máximo, e não tem sido fácil, a gente teve sorte, a Lua está enxergando bem do olho esquerdo, o direito está precisando de mais cuidados. A gente não sabe se está no começo, no meio ou no fim".