'Said foi o personagem que me apresentou para o público', diz Dalton Vigh

Ator comenta sobre reprise de O Clone na TV Globo e relembra debates importantes levantados pela trama de Glória Perez

Reprodução/TV Globo/Michael Willian/Montagem
Dalton Vigh (foto: Reprodução/TV Globo/Michael Willian/Montagem)
 

A reprise de O Clone na TV Globo é um convite ao espectador a relembrar com carinho uma das principais novelas da história da emissora. Presente como um dos principais personagens da trama, Dalton Vigh conversou com exclusividade ao Portal Uai e comentou sobre a obra de Glória Perez.

A história do folhetim se passa, inicialmente, no Marrocos. Na época, a TV Globo enviou uma equipe para o país, onde foram registradas imagens em várias cidades, como Marrakech, Erfoud, Fès e El Jadida. Vigh relembrou com alegria os momentos vividos por lá e disse o que mais lhe marcou.

 

"O convívio com as pessoas do elenco e das equipes, e os momentos que passamos nas gravações e nos bastidores, desde as brincadeiras até os perrengues. Assistir à novela sempre acaba reacendendo alguma luz na memória e me faz viajar no tempo", disse o ator.

 

Vigh deu vida a Said Rachid , um dos protagonistas principais da novela. Mulçumano, o personagem se casa com Jade, interpretada por Giovanna Antonelli, que, mesmo apaixonada por Lucas (Murilo Benício) , se rendeu às tradições de seu povo. Todo essa história levantou e ainda levanta debates importantes sobre o direito das mulheres e costumes conservadores. Dalton comentou sobre as bandeiras que O Clone ajudou a levantar com sua história.

 

"Os costumes muçulmanos e o islamismo foram usados como pano de fundo da trama exatamente por terem um código de regras rígido, fundamentado em tradições seculares, e por isso traziam mais peso à trajetória da heroína que renunciava aos próprios costumes e família por amor a um estrangeiro. É um estilo de construção dramática clássica de amor impossível, como ‘Romeu e Julieta’, que a Glória Perez sabe fazer como ninguém, e como sempre, traz reflexão e debate sobre hábitos e costumes através do contraste entre diferentes culturas. Além disso, a novela também trouxe à tona o flagelo dos usuários de drogas e a discussão sobre os limites éticos e morais da ciência".

 

'O Said me apresentou para o grande público'

 

A trajetória de Dalton Vigh como ator na TV não começou em O Clone . Antes, ele já havia feito grandes trabalhos em novelas de outras emissoras, como em Xica da Silva . Mas ele não hesitou em definir seu personagem na trama de Glória como um trabalho que lhe abriu outras portas.

 

"Said foi o personagem que me apresentou para o grande público. Mesmo já tendo feito novelas em outras emissoras, inclusive algumas que fizeram bastante sucesso, muita gente ainda não conhecia meu trabalho. Foi um personagem que me marcou bastante, e também me abriu portas para que eu pudesse interpretar outros personagens também marcantes, como o Clóvis de O Profeta , o Ferraço de Duas Caras , entre outros. Como realização pessoal eu destacaria também o Raposo de Liberdade, Liberdade , ele me deu a possibilidade de me aventurar no que mais se aproximava do gênero Western, que marcou muito a minha infância".

 

Recentemente, o ator teve a chance de se aventurar pelo streaming, como na série policial A Divisão . Na trama do Globoplay , Dalton viveu o deputado Venâncio Couto.