10 Curiosidades que talvez você não saiba sobre Fernanda Montenegro

A grande dama da dramaturgia brasileira completa 92 anos neste sábado (16/10)

Divulgação
Fernanda Montenegro (foto: Divulgação)

Fernanda Montenegro, a nossa dama do teatro brasileiro, completa neste sábado (16/10), 92 anos de vida e essa longevidade segue inspirando gerações no mundo das artes cênicas.

Com 75 anos de carreira, atualmente ela é a maior atriz que existe hoje no Brasil. Não apenas por ser uma grande personalidade do teatro, cinema e televisão, mas também por ser uma das mais premiadas e valorizadas no mundo todo.

 

Pioneira da teledramaturgia nacional, foi a primeira atriz contratada da antiga TV Tupi no Rio de Janeiro, em 1951. Realizou trabalhos na maioria das emissoras produtoras de teledramaturgia, como Band, TV Cultura, RecordTV e TV Globo. Além das extintas TV ExcelsiorTV Rio. No teatro, foram mais de 70 peças, atuou em mais de 25 novelas e 45 filmes.

 

Fernandona, como é carinhosamente chamada por amigos e fãs conseguiu menções e prêmios até então inéditos para uma brasileira.

 

Vale destacar que, Fernanda é a única candidata à cadeira de número 17 da ABL (Academia Brasileira de Letras), deixada por Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu em março de 2020.

 

Respeitada em todos os espaços, ninguém quis concorrer com ela. A eleição acontece em novembro deste ano.

 

Para celebrar seu aniversário, preparamos uma lista com dez curiosidades e fatos interessantes sobre a vida e a carreira da veterana.

1 - Nome verdadeiro  

Fernanda Montenegro é seu nome artístico. Ela nasceu Arlette Pinheiro Monteiro Torres, no bairro Campinho, subúrbio do Rio de Janeiro.

Ao iniciar a vida artística na extinta TV Tupi, foi solicitado um nome mais forte, pois Arlete era algo muito comum.  

2 - Locutora

Na adolescência, a principal diversão de Fernanda era ouvir música clássica na Rádio MEC.
Aos 15 anos de idade, a jovem ganhou um concurso como redatora, locutora e radioatriz da rádio, em um projeto chamado Teatro da Mocidade.

3 - Professora

A dama da dramaturgia brasileira foi professora no início de carreira. Montenegro dava aulas de Português para estrangeiros na mesma escola de idiomas em que aprendia inglês e francês.

4 - Casamento                                                            

Fernanda se casou com o ator Fernando Torres (1927-2008) no dia 6 de abril de 1953, na pequena igreja de São Cristóvão.

Na época, aos 23 anos (Fernando tinha 26), sem dinheiro para comprar um vestido de noiva, teve que usar o de sua amiga, a atriz Eva Todor (1919-2017). Ela era virgem e se orgulha de ter sido mulher de apenas um homem. Dessa união, nasceram o diretor Claudio Torres e a atriz Fernanda Torres.

5 - Coração tricolor

Fernanda Montenegro torce para o Fluminense.

6 - Primeira novela 

Em 1981, a convite de Manoel Carlos, fez sua primeira novela, Baila comigo, onde ela fazia Silvia Toledo.

A personagem foi escrita especialmente para ela, que foi dirigida por Roberto Talma (1949-2015) e Paulo Ubiratan (1947-1998). 

7 - Ditadura 

Ser uma atriz de teatro durante a Ditadura Militar não foi uma tarefa fácil para Montenegro. Além das fortes censuras aos textos, quando eram feitos inúmeros cortes e ela chegou a ser proibida de falar palavrões. 

A veterana também sofreu um atentado ao lado do marido, seguido de uma ameaça de morte, um tiro certeiro na testa em cena no Teatro Maria Della Costa, no Rio, o que obrigou o teatro a reforçar a segurança do local. Entretanto, dias mais tarde, uma bala estilhaçou a janela de seu quarto e ficou cravada na madeira do teto.

8 - Indicação ao Oscar 

Foi a única atriz brasileira a concorrer ao Oscar, pela atuação no filme Central do Brasil, de 1998.

Fernanda protagonizou no longa de Walter Saller, a personagem Dora, uma mulher solitária que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

O drama brasileiro rendeu para a veterana indicações ao principal prêmio da indústria do cinema norte-americano e Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz. Um ano antes, ainda por sua atuação, recebeu o Urso de prata do Festival de Berlim.

Veja, abaixo, o trailer do filme:

Na época, a artista foi convidada a dar uma entrevista no programa Late Show With David Letterman, na época, um dos talk shows mais populares dos Estados Unidos. Bem humorada, Fernandona divertiu a plateia e afirmou que era o “dark horse”, expressão equivalente para “Azarão” em português.
 
Confira, abaixo: 
 

9 - Emmy

No ano de 2013, Fernanda quebrou barreiras ao tornar-se a primeira atriz latino-americana a ganhar um Emmy (considerado o Oscar da TV). A conquista foi por seu papel como a Dona Picucha em Doce de Mãe, exibido como especial de fim de ano da Globo, em 2012.

10 - Livro

Quando celebrou os 90 anos, Montenegro publicou um livro de memórias, Prólogo, Ato, Epílogo, onde narra suas histórias pessoais, profissionais e compartilha as próprias visões a respeito do Brasil, dentre outros aspectos da vida.