10 Curiosidades que talvez você não saiba sobre Fernanda Montenegro

A grande dama da dramaturgia brasileira completa 92 anos neste sábado (16/10)

Divulgação
Fernanda Montenegro (foto: Divulgação)

Fernanda Montenegro , a nossa dama do teatro brasileiro, completa neste sábado (16/10), 92 anos de vida e essa longevidade segue inspirando gerações no mundo das artes cênicas.

Com 75 anos de carreira, atualmente ela é a maior atriz que existe hoje no Brasil . Não apenas por ser uma grande personalidade do teatro, cinema e televisão, mas também por ser uma das mais premiadas e valorizadas no mundo todo.

 

Pioneira da teledramaturgia nacional, foi a primeira atriz contratada da antiga TV Tupi no Rio de Janeiro , em 1951 . Realizou trabalhos na maioria das emissoras produtoras de teledramaturgia, como Band , TV Cultura , RecordTV e TV Globo . Além das extintas TV Excelsior TV Rio . No teatro, foram mais de 70 peças, atuou em mais de 25 novelas e 45 filmes.

 

Fernandona , como é carinhosamente chamada por amigos e fãs conseguiu menções e prêmios até então inéditos para uma brasileira.

 

Vale destacar que, Fernanda é a única candidata à cadeira de número 17 da ABL ( Academia Brasileira de Letras ), deixada por Affonso Arinos de Mello Franco , que morreu em março de 2020 .

 

Respeitada em todos os espaços, ninguém quis concorrer com ela. A eleição acontece em novembro deste ano.

 

Para celebrar seu aniversário, preparamos uma lista com dez curiosidades e fatos interessantes sobre a vida e a carreira da veterana.

1 - Nome verdadeiro  

Fernanda Montenegro é seu nome artístico. Ela nasceu Arlette Pinheiro Monteiro Torres , no bairro Campinho, subúrbio do Rio de Janeiro .

Ao iniciar a vida artística na extinta TV Tupi , foi solicitado um nome mais forte, pois Arlete era algo muito comum.  

2 - Locutora

Na adolescência, a principal diversão de Fernanda era ouvir música clássica na Rádio MEC .
Aos 15 anos de idade, a jovem ganhou um concurso como redatora, locutora e radioatriz da rádio, em um projeto chamado Teatro da Mocidade .

3 - Professora

A dama da dramaturgia brasileira foi  professora  no início de carreira. Montenegro dava aulas de Português para estrangeiros na mesma escola de idiomas em que aprendia inglês e francês.

4 - Casamento                                                            

Fernanda se casou com o ator Fernando Torres ( 1927 - 2008 ) no dia 6 de abril de 1953 , na pequena igreja de São Cristóvão.

Na época, aos 23 anos (Fernando tinha 26), sem dinheiro para comprar um vestido de noiva, teve que usar o de sua amiga, a atriz Eva Todor ( 1919 - 2017 ). Ela era virgem e se orgulha de ter sido mulher de apenas um homem. Dessa união, nasceram o diretor Claudio Torres e a  atriz   Fernanda Torres .

5 - Coração tricolor

Fernanda Montenegro torce para o Fluminense .

6 - Primeira novela 

Em 1981 , a convite de Manoel Carlos , fez sua primeira novela, Baila comigo , onde ela fazia Silvia Toledo.

A personagem foi escrita especialmente para ela, que foi dirigida por Roberto Talma ( 1949 - 2015 ) e Paulo Ubiratan ( 1947 - 1998 ). 

7 - Ditadura 

Ser uma atriz de teatro durante a Ditadura Militar não foi uma tarefa fácil para Montenegro . Além das fortes censuras aos textos, quando eram feitos inúmeros cortes e ela chegou a ser proibida de falar palavrões. 

A veterana também sofreu um atentado ao lado do marido, seguido de uma ameaça de morte, um tiro certeiro na testa em cena no Teatro Maria Della Costa , no Rio , o que obrigou o teatro a reforçar a segurança do local. Entretanto, dias mais tarde, uma bala estilhaçou a janela de seu quarto e ficou cravada na madeira do teto.

8 - Indicação ao Oscar 

Foi a única atriz brasileira a  concorrer  ao Oscar , pela atuação no filme Central do Brasil , de 1998 .

Fernanda protagonizou no longa de Walter Saller , a personagem Dora, uma mulher solitária que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil , no Rio de Janeiro .

O drama brasileiro rendeu para a veterana indicações ao principal prêmio da indústria do cinema norte-americano e Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz. Um ano antes, ainda por sua atuação, recebeu o Urso de prata do Festival de Berlim .

Veja, abaixo, o trailer do filme:

Na época, a artista foi convidada a dar uma entrevista no programa Late Show With David Letterman , na época, um dos talk shows mais populares dos Estados Unidos . Bem humorada, Fernandona divertiu a plateia e afirmou que era o “dark horse”, expressão equivalente para “Azarão” em português.
 
Confira, abaixo: 
 

9 - Emmy

No ano de 2013 , Fernanda quebrou barreiras ao tornar-se a primeira atriz latino-americana a ganhar um Emmy (considerado o Oscar da TV). A conquista foi por seu papel como a Dona Picucha em Doce de Mãe , exibido como especial de fim de ano da Globo , em 2012 .

10 - Livro

Quando celebrou os 90 anos, Montenegro publicou um livro de memórias, Prólogo, Ato, Epílogo , onde narra suas histórias pessoais, profissionais e compartilha as próprias visões a respeito do Brasil , dentre outros aspectos da vida.