Indicados ao Oscar estão proibidos de participar remotamente da cerimônia

Em carta, produtores dizem que fizeram 'grandes esforços para oferecer uma noite segura e agradável para todos presencialmente'

Reprodução/Academy Awards
Neste ano de 2021, o Brasil ficou de fora das indicações ao Oscar (foto: Reprodução/Academy Awards )
 
93ª cerimônia do Oscar 2021 está marcada para 25 de abril de 2021, em Los Angeles, Estados Unidos, bem mais tarde do que de costume. A cerimônia havia sido originalmente marcada para o dia 28 de fevereiro, mas devido ao Covid-19 foi adiado.  
Os indicados foram comunicados que participar remotamente pelo aplicativo Zoom não será uma opção. Em carta os produtores do evento afirmaram que fizeram “grandes esforços para oferecer uma noite segura e agradável para todos presencialmente”.   
 
A exigência presencial vai na contramão do Globo de Ouro e Emmy Awards deste ano, em que os ganhadores aceitaram seus prêmios e discursaram via Zoom como parte das medidas de segurança para frear o contágio do novo coronavírus.  
 
A carta com a exigência foi publicada pelo site do showbiz americano Deadline e é assinada pelos produtores Steven Soderbergh, Stacey Sher e Jesse Collins. Confira abaixo, trechos da carta polêmica.  
 
“Para aqueles que não podem comparecer devido à agenda ou desconforto contínuo em viajar, queremos que saibam que não haverá uma opção de Zoom para a cerimônia”, diz um parágrafo.  
 
“Estamos fazendo um grande esforço para proporcionar uma noite segura e agradável para todos vocês presencialmente, assim como para todos os milhões de fãs de cinema ao redor do mundo, e sentimos que a coisa virtual comprometerá esses esforços”, diz um trecho. 
 
Os organizadores da cerimônia informaram que o evento contará com equipes de segurança e profissionais capacitados para fazer o teste para investigação da infecção pelo SARS-CoV-2 (Coronavírus).  
 
“Haverá instruções específicas para aqueles que vão viajar para Los Angeles, e outras instruções para aqueles que já estão baseados em Los Angeles”, segue outro trecho. 
 
“Isso tudo chegará diretamente para você da Academia para garantir que tenham uma noite segura e despreocupada”, afirma a carta. 
 
Os produtores também solicitaram que os indicados não se vestissem de forma casual. Vale destacar, que na premiação do Globo de Ouro, alguns vencedores trocaram o glamour pelo conforto. As estrelas estavam com roupas casuais, crianças na sala e pets no sofá ou no colo dos indicados.   
 

"Nosso objetivo é uma fusão de inspiração e aspiração, o que na real significa que formal é totalmente de boa se você quiser, mas casual realmente não é".

Steven Soderbergh, Stacey Sher e Jesse Collins.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que organiza a premiação do Oscar, prometeu uma cerimônia ‘mais íntima’ por conta das restrições da pandemia do Covid-19. Tradicionalmente o evento acontecerá no Dolbly Theatre, em Hollywood e na Union Station, uma grande estação de trem ferroviário no centro de Los Angeles, onde seria possível receber os convidados com o devido distanciamento. 
 
Neste ano, o Brasil ficou de fora das indicações. Veja a lista completa de indicados ao Oscar 2021 e veja como assistir aos filmes sem sair de casa, muitos dos filmes que concorrem ao maior prêmio da indústria cinematográfica foram lançados por serviços de streaming

MAIS SOBRE CINEMA