Na UTI, Laerte Coutinho está 'consciente e comunicativa', diz boletim

A cartunista Laerte Coutinho foi internada nessa terça-feira (26/1) após piora no quadro de COVID-19

Correio Braziliense 27/01/2021 16:06
Aline Arruda/Divulgação
(foto: Aline Arruda/Divulgação)

O quadro clínico da cartunista Laerte Coutinho, de 69 anos, é estável de acordo com boletim médico do Instituto do Coração (InCor) divulgado nesta quarta-feira (27/1). A artista está internada no instituto desde o dia 21 para tratamento contra a COVID-19, e, na última terça-feira (26/1), precisou ser transferida para Unidade de Terapia intensiva (UTI), após uma piora no quadro.

O instituto informou que o quadro clínico de Laerte é estável, que ela está sendo medicada e que está respirando com suporte de aparelhos não invasivos, além de acompanhamento com fisioterapia respiratória. A artista continua consciente e comunicativa.
Infecção

Laerte divulgou, na última sexta-feira (22), que testou positivo para a doença. Em seu perfil no Twitter, ela afirmou na ocasião que estava "sob bons cuidados e a evolução está satisfatória". "Fico grata pelas emanações e preocupações! Vocês, máscaras, mãos lavadas e o possível de isolamento", escreveu a cartunista, muito conhecida por suas charges e tirinhas.

Nesta terça-feira, o filho Rafael publicou, nas redes sociais, que Laerte foi internada na UTI, na noite desta segunda-feira (25), após piora nas condições de saúde. "Escrevo aqui em nome da família, para atualizá-los sobre a atual condição de saúde dela. Como muitos já sabem, Laerte está internada com covid desde o dia 21 de janeiro, no INCor. Está sendo supervisionada pelo Dr. Ubiratan Paula Silva. A condição piorou lentamente, e ela foi internada na UTI na noite passada. O estado ainda não é grave, mas requer cuidados mais rigorosos. Ela deve ficar por no mínimo mais uma semana lá, e estamos acompanhando dia a dia a evolução, na torcida para que melhore”, explicou.

Leia o boletim na íntegra:

Com quadro clínico estável, a cartunista Laerte Coutinho (69) continua internada na UTI Respiratória do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), sob tratamento medicamentoso, associado a suporte ventilatório não invasivo, cateter de oxigênio e fisioterapia respiratória. Laerte permanece consciente e comunicativa.

MAIS SOBRE E-MAIS