Quadro clínico de Vanusa é grave; cantora respira com ajuda de aparelhos

A artista está internada na UTI desde o último dia 12 no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos (SP)

Natasha Werneck* 25/09/2020 10:42
Reprodução/Redes sociais
Vanusa deu entrada no hospital no último dia 5 e foi para a UTI seis dias depois (foto: Reprodução/Redes sociais)
A cantora Vanusa, de 73 anos, ainda está em situação crítica, segundo o último boletim médico divulgado nessa quinta-feira. A artista está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o último dia 12 no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos (SP).

Vanusa teve altos e baixos no período de internação e agora passa por um momento crítico. Segundo os médicos, ela ainda está internada respirando com a ajuda de aparelhos. “Encontra-se intubada e com necessidade de suporte de ventilação mecânica. O quadro permanece grave, porém estável”, informaram.

Vanusa completou 73 anos na terça-feira, 22, e o filho, Rafael Vanucci, fez um pronunciamento sobre o estado da mãe. Segundo ele, além da idade, ela também tem um histórico de doenças que agrava a situação. “Minha mãe está em estado grave por uma série de motivos, inclusive por estar entubada. Também por conta da idade e do histórico de doenças, os médicos me esclareceram que é impossível dizer que o quadro não é grave. Ela apresentou piora que foi determinada com a constatação de água no pulmão. Teve também alteração de pressão e tudo isso fez com que a entubassem para preservar as vias respiratórias. Agora, dependemos de uma reação dela”, disse.

Rafael também explica as possíveis causas para a piora do quadro. “Há 12 anos ela foi atingida por problemas com remédios, bebidas, depressão e dependência química. Tudo piorou há cerca de 5 anos quando ela foi afetada pela bactéria, a h pylori, contraída ao tomar água. Essa bactéria a fez emagrecer quase 40 quilos e isso agravou seu estado. Ficou muito debilitada e as medicações passaram a não fazer mais efeito", acrescentou.
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais  

MAIS SOBRE E-MAIS