Estado de saúde de Vanusa é grave, diz hospital

De acordo com a unidade, Vanusa "mantem-se internada em Unidade de Terapia Intensiva e encontra-se intubada e em ventilação mecânica

Estado de Minas 23/09/2020 17:12
Reprodução/Instagram
(foto: Reprodução/Instagram)
O estado de saúde da cantora Vanusa, que está internada em um hospital de Santos desde o início do mês de setembro, é grave, segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira pelo Complexo Hospitalar dos Estivadores, onde ela está internada.
De acordo com a unidade, Vanusa "mantem-se internada em Unidade de Terapia Intensiva e encontra-se intubada e em ventilação mecânica. O quadro é grave, porém estável nas últimas 24 horas". 

Vanusa deu entrada no hospital para tratar uma pneumonia em 5 de setembro.

Nas redes sociais, o filho da cantora, Rafael Vannucci, postou o último boletim divulgado sobre o estado de saúde da cantora.



'Minha mãe está em estado grave por uma série de motivos, inclusive por estar intubada. Também por conta da idade e do histórico de doenças, os médicos me esclareceram que é impossível dizer que o quadro não é grave", disse Vannucci por meio da assessoria de imprensa da família.

Segundo ele, Vanusa apresentou piora que foi determinada com a constatação de água no pulmão. "Teve também alteração de pressão e tudo isso fez com que a intubassem para preservar as vias respiratórias. Agora, dependemos de uma reação dela", explicou.

Rafael relembra que a dependência em remédios, a bebida e a depressão causaram todo o transtorno na saúde da mãe. 

"Há 12 anos ela foi atingida por problemas com remédios, bebidas, depressão e dependência química. Tudo piorou há cerca de 5 anos quando ela foi afetada pela bactéria, a h pylori, contraída ao tomar água. Essa bactéria a fez emagrecer quase 40 quilos e isso agravou seu estado. Ficou muito debilitada e as medicações passaram a não fazer mais efeito", disse.   

Segundo Rafael, em todos esses anos, foram feitas várias tentativas para que Vanusa fosse tratada em casa, antes de optarem pelas internações.

"Cerca de 8 ou 9 enfermeiras passaram por sua casa, mas ela não aceitava. Daí as internações diversas, em clínica de reabilitação, em casa de repouso, casa para idosos", disse.

Mal de Alzheimer

Segundo a assessoria da família, Vanusa não sofre do mal de Alzheimer. De acordo com Rafael, os médicos explicaram que ela sofre de uma síndrome demencial com comprometimento das funções sociais e funcionais. 

MAIS SOBRE E-MAIS