Cantora Vanusa morre aos 73 anos em São Paulo

Vanusa morava há pelo menos dois anos em casa de repouso em Santos, no litoral paulista; artista passou por uma internação recente de 32 dias por quadro grave de pneumonia

 Gal Oppido/ Divulgação
(foto: Gal Oppido/ Divulgação)
A cantora Vanusa morreu na manhã deste domingo (8/11), aos 73 anos, em uma casa de repouso em Santos, no litoral de São Paulo, onde morava há mais de dois anos. Informações obtidas pelo G1 Santos e Região indicam que a causa da morte teria sido por insuficiência respiratória.


Por volta das 5h30 desta manhã, um enfermeiro percebeu que ela estava sem batimentos cardíacos. Uma equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi acionada e constatou insuficiência respiratória como a causa da morte.

Visita da filha

Neste último sábado (7/11), a cantora teve um dia muito feliz com a visita da filha mais velha, Amanda. Funcionários disseram ao G1 que ela cantou, brincou, riu e se alimentou bem.

De acordo com a assessoria de imprensa da cantora, o filho Rafael Vannucci está viajando para a região para tratar dos trâmites do enterro. Mais informações serão repassadas ainda no fim deste domingo.

A carreira de Vanusa 


O fim dos dias de Vanusa não é nem de perto como aqueles que deixaram a cantora famosa durante a época da Jovem Guarda, um dos mais importantes movimentos da Música Popular Brasileira (MPB). Ela nasceu na cidade paulista Cruzeiro, no entanto, cresceu em Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde deu os primeiros passos na música, nos tempos de escola. Daí é descoberta e chega a São Paulo.

Na Jovem Guarda, nos anos 60, que tinha um programa na TV Recorde, em Belo Horizonte replicado pela TV Itacolomi, dos Diários Associados, ela começa a se destacar. Por ser muito bonita, chamava a atenção e logo caiu no gosto do telespectador. A música “Pra nunca mais chorar” virou sucesso nessa época.
Chegam os anos 70 e ela namora com o rock. Grava “Atômico Platônico”, que alcançou as “paradas de sucesso”, que é como se chamava, na época as músicas que mais vendiam.

Casou-se duas vezes. A primeira com o cantor Antônio Marcos, que foi seu parceiro no palco e em composições. Foi uma dupla de sucesso, com aparições constantes nos programas de música, aos sábados e domingos. Em 1974 “Sonhos de Palhaço” vira hit. 

No ano de 1976, ela se volta para a MPB. Grava “Amigos novos e antigos”, composta por João Bosco e Aldir Blanc. Logo depois grava “Coração Americano”. Nessa época, anos 70, grava um sucesso, mas seu nome nunca é associado a ele: o tema do Fantástico.

Numa época em que o Brasil sofria com a Ditadura,  ela se mostra feminista. Algo inédito, não só no Brasil como no mundo, porque as pessoas viviam oprimidas e essa era uma luta ainda inédita. Torna-se uma das maiores defensoras da causa.

Vanusa não foi só cantora e compositora. Em 1977, vira estrela de novela. “Cinderela", da Rede Tupi, em Minas Gerais TV Itacolomi, ela divide o estrelato com o cantor Ronnie Von, o mocinho da história.

O segundo casamento foi com Augusto César Vanucci. Vanusa além do Alzheimer tinha problemas respiratórios. Esteve internada, este ano, no Hospital dos Estivadores, para o tratamento de pneumonia. (IV)

MAIS SOBRE E-MAIS