Morre Lelo Silva, fundador do Teatro de Bonecos Catibrum

Fundada em 1991, a companhia se tornou uma das mais importantes do país

Estado de Minas 20/11/2019 14:21

Leandro Couri / EM
Lelo Silva nos bastidores da produção da Catibrum, em matéria publicada pelo Estado de Minas em 2012 (foto: Leandro Couri / EM )
Nesta terça-feira (20/11), as artes cênicas de Minas Gerais tiveram uma importante perda, com o falecimento de Lelo Silva, de 53 anos, fundador do Teatro de Bonecos Catibrum. De acordo com pessoas próximas, o artista enfrentava um tumor cerebral. O corpo foi cremado nesta quarta-feira, em Belo Horizonte. 


Ao lado de Adriana Focas, ele fundou a companhia em 1991, se tornando uma das principais do país ao longo dos anos. O primeiro espetáculo montado pelo grupo foi O Dragão que queria ver o mar. Depois vieram Andanças, O baile do menino Deus, A volta ao mundo em oitenta dias, O cavaleiro da triste figura, além do premiado Homem voa?, vencedor do Cena Minas e do Sinparc/Usiminas. Neste ano, a companhia esteve em turnê pelo Brasil com o Som das cores, cuja direção era assinada por Lelo Silva.

 

Além das montagens, a Catibrum, liderada por Lelo, idealizou o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, que aconteceu em Belo Horizonte de 2000 a 2015, que contou a presença de artistas de outros países. Em 2001, a companhia também havia ampliado suas atividades, se tornando um Centro de Produção Cultural, com a proposta de fomentar a produção artística na área.

MAIS SOBRE E-MAIS