Guimarães Rosa inspira teatro feito com bonecos minúsculos do Catibrum

Espetáculo 'Três rosas' usa modelos de 10 centímetros para contas histórias baseadas na literatura

Carolina Braga 19/07/2013 00:13
Leandro Marra/Divulgação
(foto: Leandro Marra/Divulgação )
A literatura de Guimarães Rosa foi a escolhida para nortear a dramaturgia. Mas, a partir disso, como transportar aquele rico universo para o palco? Depois de pesquisar bastante, Lelo Silva e seus companheiros da Catibrum chegaram a uma conclusão. “Vimos que tinha que ser pequeno, fechado, fazer um teatro para duas pessoas”, conta. Assim é 'Três rosas', espetáculo em cartaz amanhã e domingo, na sede do grupo, no Bairro Caiçara.


Minúcia é a palavra ideal para se referir à nova montagem. A Catibrum experimenta pela primeira vez o chamado o teatro lambe-lambe, ou seja, os bonecos contam a história dentro de uma pequena caixa. Para se ter uma ideia, cada personagem mede, em média 10cm. Para ver, o espectador tem que se aproximar, tal como faz com um binóculo, e colocar um fone de ouvido. Aí sim, entrará no clima.

Três rosas é composto por pequenas peças, cada uma com 10 minutos de duração. “Em cada caixa estão duas mãos, 10 dedinhos e uma infinidade de técnicas para processar ali atrás. Estamos com uma técnica realmente apurada”, reconhece o criador.

Inspirado no conto 'Sorôco, sua mãe, sua filha', Lelo Silva cuidou da encenação de 'O trem da memória', enquanto Amaury traduziu para a linguagem dos bonecos 'A terceira margem do rio' em 'Lagrima'. Completando o trio, Patrícia Rache transformou em 'O último dia de graça', o conto 'A menina de lá'.

“É uma troca muito imediata. A maneira de contar está bem bacana, adulta, não tem como não se emocionar”, diz Lelo que já fez 'O trem da memória' mais de 180 vezes. Em cada sessão do espetáculo entram somente seis espectadores. Serão quatro rodadas, às 19h, às 20h, às 21h e às 22h. Como o público é muito reduzido, o grupo recomenda reserva por telefone (31) 3411-2103 ou e-mail catibrum@catibrum.com.br.

Três Rosas

Sábado, 20, e domingo, 21 de julho, às 19h, às 20h, às 21h e às 22h. Espaço Catibrum. Rua Francisco Bicalho, 1.912, Caiçara, (31) 3411-2103. Ingressos: R$ 20.

MAIS SOBRE E-MAIS