Notre-Dame já foi palco de produções na literatura e no cinema

Clássico de Victor Hugo, animação da Disney e filme de Woody Allen tiveram a catedral como cenário

Disney/Divulgação
O corcunda de Notre dame ganhou versão em desenho animado da Disney nos anos 1990 (foto: Disney/Divulgação)
Paris é a cidade onde mais se filma no planeta. O que não faltam são obras do cinema que tem a Cidade luz como cenário. A Catedral de Notre-Dame, que foi atingida por um grande incêndio nesta segunda (15), e que é um ponto turístico mais visitado da Europa, com 12 milhões de visitantes anualmente - já serviu de locação e inspiração para cineastas do mundo todo. De acordo com o Internet Movie Database (IMDB), - que é uma base de dados online de informação sobre música, cinema, filmes, programas e comerciais - pelo menos 37 produções cinematográficas já tiveram este templo em estilo gótico, como cenário. A televisão e a literatura também já se inspiraram neste importante ponto de devoção e turismo da capital francesa.

 

O mais famoso deles é o romance O corcunda de Notre- Dame, de autoria do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831.A história ganhou adaptações na ópera e, principalmente no cinema. Atores como Henri Krauss, Anthony Quinn e Anthony Hopkins já interpretaram o personagem na telona. Uma das versões mais conhecidas é a animação da Disney, de 1996. A trama gira em torno de Quasimodo, o sineiro deformado de Notre-Dame e sua luta para ganhar aceitação na sociedade.

 

Em 2001, o filme francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain', que fez sucesso no mundo todo, truxe Audrey Tatou na pela de uma excêntrica garçonete do bairro parisiense de Montmartre que se empenha em fazer o bem para os outros a partir de pequenos gestos, mas sofre para encontrar o amor. No longa, ela percorre vários pontos turísticos parisiense e a Catedral é um deles. 

Versátil Cinema/Divulgacao
Cena de Meia noite em Paris, tem a Notre-dame ao fundo (foto: Versátil Cinema/Divulgacao)

Outro longa que tem a Notre Dame como locação é Meia noite em Paris (2001), do diretor Woody Allen. Gil (Owen Wilson) é um escritor e roteirista americano que vai com a noiva Inez e a família dela à Paris, cidade que idolatra. Ele realiza vários passeios noturnos sozinho e descobre que, surpreendentemente, ao badalar da meia-noite, é transportado para a Paris de 1920, onde conhece inúmeros intelectuais e artistas como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Salvador Dali. Numa das cenas da produção, Owen está num banco com a atriz e ex-primeira dama Carla Bruni e tem a Notre-dame justamente ao fundo.
 
Uma das cenas mais icônicas de O equilibrista (2008), documentário que levou o prêmio BAFTA, é do equilibrista francês Philippe Petit atravessando as torres da Notre-dame. O longa-metragem de James Marsh mostra como Petit atravessou os prédios mais altos do mundo, como a própria Catedral, a Baía de Sydney (Austrália) e a Catedral de São João (Nova York, EUA).
Reprodução/IMDB
Cena do documentário 'O equilibrista' (foto: Reprodução/IMDB)
 
Em Antes do Pôr do Sol (2004), os personagens de Ethan Hawke e Julie Delpy - que se conheceram em um trem nove anos atrás, reencontram-se em Paris e percorrem a Cidade Luz, incluindo, a catedral gótica. 
 
 
Reprodução/Youtube
A catedral também já foi palco de espetáculos (foto: Reprodução/Youtube)
 
Show de luzes
Em 2017, a Catedral - que começou a ser construída em 1163 - , foi palco de um espetáculo de luz, imagens e sons, chamado Dame de Cœur, para lembrar o centenário do fim da 1ª Guerra Mundial. A suprerprodução teve 25 minutos de projeções na fachada, além de cascatas e fogos de artifício.
 
 
 

MAIS SOBRE E-MAIS