Ziraldo apresenta melhoras e acorda falante, segundo família

Cartunista mineiro sofreu um AVC na noite desta quarta (26), no Rio

por Estado de Minas 27/09/2018 11:30

O cartunista Ziraldo, de 85 anos, que sofreu um AVC e foi internado na tarde de quarta (26), em estado grave, está apresentando melhoras, de acordo com familiares. O mineiro de Caratinga - que deu entrada no hospital, em Botafogo, no Rio de Janeiro, com parte do corpo dormente e com dificuldades de comunicação - acordou melhor nesta quinta (27), apesar de ainda estar em condição delicada, devido à gravidade do problema.

Melhoramentos/Divulgação
Segundo sobrinho, Ziraldo está doido para sair do hospital (foto: Melhoramentos/Divulgação)

Em entrevista ao portal UOL, André Alves Pinto, sobrinho de Ziraldo e que estava próximo a ele no momento do AVC, disse que o escritor e desenhista chegou à internação sem conseguir falar e com o braço e a perna esquerdos em estado de dormência.

“Ontem, depois dos medicamentos, ele já recuperou a fala, e agora ele apresenta movimentos normais no corpo todo”, declarou André, ao site. Ele acrescentou que o tio acordou ativo, falante, nervoso e querendo sair do hospital. "Aquele temperamento dele voltou todo, a ponto de bala. Mas a situação é muito delicada, porque ele precisa de repouso. As notícias são bastante alentadoras. Diante do quadro atual, a esperança é de que ele se recupere totalmente, ou tanto quanto um senhor de 85 anos pode se recuperar. A questão agora é ele se acalmar e repousar.”

 

Ziraldo esteve na Bienal Internacional do Livro em agosto ao lado de Mauricio de Sousa para divulgar o livro "MMMMM - Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica", o primeiro encontro entre os dois icônicos personagens. Na ocasião, o pai da Mônica até lembrou que perdeu o nascimento da filha para conhecer Ziraldo, em 1960.
Uma homenagem ao cartunista está marcada para o dia 12 de outubro no Sesc Interlagos, em São Paulo, com previsão de permanecer em cartaz até 04 de agosto de 2019. "Ziraldo... de A a Zi" terá cubos temáticos apresentando criações originais do acervo pessoal de Ziraldo e peças de colecionadores, totalizando mais de 500 peças.

MAIS SOBRE E-MAIS