(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ziraldo ganha homenagem no traço de 85 cartunistas brasileiros

O desenhista Edra lança nesta terça-feira (29) em BH 'Ao mestre com carinho - Ziraldo no traço de 85 talentosos cartunistas'


28/05/2018 09:12 - atualizado 28/05/2018 09:19

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

O menino que nasceu em Caratinga, em 24 de outubro de 1932, ganhou como presente 85 caricaturas que mostram o vasto sorriso, as sobrancelhas inconfundíveis e os cabelos que mais parecem algodão. O menino é Ziraldo. O presente quem dá é o cartunista Edra, que organizou o livro Ao mestre com carinho – Ziraldo no traço de 85 talentosos cartunistas (Melhoramentos). Além das caricaturas, a publicação recria fatos da vida e da obra do multifacetado artista. O lançamento será nesta terça-feira (29), às 19h, na Livraria Leitura do BH Shopping, no Bairro Belvedere. Além de Edra, contará com a presença dos cartunistas mineiros convidados para colaborar com a edição. Não há confirmação da vinda de Ziraldo.

O livro traça trajetória de Ziraldo desde o nascimento e adolescência, em Caratinga, passando por estudos e início da carreira, em Belo Horizonte e, tempos depois, como cartunista referência no Rio de Janeiro. “Procuramos fazer de forma bem ilustrada. A produção do Ziraldo é muito rica, vai muito além d e O menino maluquinho e a Turma do Pererê, alguns de seus trabalhos mais conhecidos. Polivalente, faz tudo com muita maestria”, afirma Edra.

Para enriquecer a qualidade trabalho, foram escalados 85 nomes do cartum nacional. “Convidei os principais de cada estado e cada um deles ilustrou um dos anos de vida de Ziraldo”, afirma Edra. A maioria das caricaturas é inédita, tendo sido feitas para o livro. “Muitos deles já tinham feito caricaturas, mas acharam a ideia tão boa, que disseram que merecia trabalho exclusivo. São 85 artistas com talento, demonstrando carinho ao mestre Ziraldo”, reforça.

Selecionar quem entraria na publicação não foi tarefa fácil. No entanto, Edra contou com a experiência à frente do Salão Internacional de Humor de Caratinga, que é realizado há 14 anos. Uma das edições do salão foi dedicado a Ziraldo, quando ele completou 80 anos. “Desde então, cataloguei boa quantidade de materiais sobre ele”, afirma. Entre os mineiros, emprestaram seus traços os artistas Aroeira, Camaleão, Evandro Rocha, Genin, Jorge Inácio, Leite, Mello, Mônico Reis, o próprio Edra e Quinho, cartunista do Estado de Minas.

Quinho destaca a importância de Ziraldo para que ele pudesse deslanchar na carreira. “Em 1995, ele me deu a mão, convidando para a exposição Minas além das gerais, no Rio de Janeiro. Foi ele que me colocou no circuito de cartunista. Depois, colaborei com muitos projetos dele”, afirma. Para ele,  Ziraldo contribui para ampliar a leitura de forma imensurável. “É um cara que merece todo o tipo de homenagem. Ziraldo faz trabalho importante de incentivar leitura para crianças, uma das coisas mais bacanas dele. É responsável pela formação muitas crianças em diversas gerações.”

O cartunista destaca o duplo orgulho por ter sido escalado: por homenagear Ziraldo e por ter sido convidado pelo organizador. “O Edra é de Caratinga também. É um cara que procurou valorizar cartum e charge como arte nacional. Promove o Salão Internacional de Humor de Caratinga, um dos mais importantes do Brasil. É uma honra ter sido convidado por Edra a homenagear o mestre.”

A imagem escolhida por Quinho remete à criatividade de Ziraldo. “Quis representar trecho do livro O menino maluquinho, que nunca parava de criar situações. O personagem espelha o Ziraldo, que simbolizava esse estado de criação com a expressão ‘maquinhos no sótão’. Ziraldo é isso também. Como cartunista e criador sinto-me representado com essa expressão”, completa.

O livro inclui acervo fotográfico de diferentes momentos da vida do cartunista: o pequeno com os irmãos Zélio e Ziralzi, o abraço afetuoso à mãe, a costureira Zizinha. “Visitei o estúdio Ziraldo. Fiquei dois dias garimpando”, diz. Para pesquisar e catalogar todo material, Edra levou dois anos, sendo que, nos últimos sete meses, mergulhou no trabalho. A publicação ainda resgata desenhos feitos na infância que demostram a vocação para as artes. “Fazia caricaturas dos professores e dos colegas na sala de aula, desenhava em todos os lugares; na calçada, nas paredes, na sala de aula... sem nenhuma restrição por parte de seus pais, que lhe davam total liberdade”, descreve Edra.

O organizador manteve segredo a Ziraldo sobre a produção do livro enquanto foi possível. “Combinei com a editora de fazer surpresa. Quando ele viu, o livro estava nos finalmente e pronto para ir para a gráfica”, revela. Edra ressalta o valor afetivo da publicação. “É trabalho carregado de emoção. Ziraldo é cartunista conterrâneo, mais que referência, ele é um ícone. Quando produzi o livro, me passou um filme pela cabeça.”

Quando Edra começou a se dedicar ao desenho, embora seja natural de Caratinga, não sabia que o ilustre colega havia nascido naquela terra. “Fiquei sabendo mais tarde e passei a admirar ainda mais o trabalho dele. Profissionalmente, trilhamos caminhos distintos. Depois nos encontramos”, recorda. Ziraldo prefaciou uma publicação de Edra. “Enviei pelo correio. Recebi o prefácio por fax, em 21 de janeiro, o dia do meu aniversário. Foi um presentaço”, afirmou.

LANÇAMENTO

Terça-feira (29), às 19h. Livraria Leitura do BH Shopping (Rodovia BR 356, 3049 – Loja OP-51, Belvedere)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)