Imigrante que escalou prédio para salvar criança ganha cidadania francesa

O presidente Emmanuel Macron também deu a ele uma medalha de agradecimento e um emprego no Corpo de Bombeiros

por Jacqueline Saraiva 28/05/2018 15:49
O ato heróico, visto por milhões de pessoas nas redes sociais no sábado (26/5), vai render uma vida nova ao jovem Mamoudou Gassama. Em situação ilegal na França, ele será nacionalizado francês, de acordo com o anúncio feito pelo presidente da França, Emmanuel Macron, nesta segunda-feira (28/5). O malinês de 22 anos escalou quatro andares de um prédio em Paris, em poucos segundos, para salvar um menino desconhecido.

Durante uma conversa com Mamoudou Gassama, divulgada em uma página no Facebook, o presidente garantiu que todos os papéis dele devem ser regularizados. O líder francês o recebeu no Palácio do Eliseu, para agradecer o ato de bravura pessoalmente.

Além da cidadania francesa, Mamoudou Gassama também ganhará um emprego no Corpo de Bombeiros. Macron também deu a Gassama uma medalha em reconhecimento pela bravura. Gassama aceitou todos os benefícios.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, elogiou o jovem, em postagem no Twitter, e se referiu a ele como "o homem-aranha do 18º", uma referência ao distrito em que o resgate ocorreu. "Parabéns a Mamoudou Gassama pelo seu ato de bravura que salvou a vida de uma criança na noite passada. Eu tive o prazer de conversar com ele hoje por telefone, para agradecê-lo calorosamente", escreveu.

Ato de bravura percorreu o mundo
 
As imagens do jovem malinês, aclamado como um "herói" na França, viralizaram rapidamente na internet. O fato aconteceu às 20h locais de sábado (15h em Brasília) no norte de Paris. Nas imagens, filmadas por pessoas na rua, é possível ver Mamoudou Gassama escalando de forma rápida e muito hábil quatro andares de um prédio, após ver uma criança pendurada

Veja o vídeo:
 

As pessoas se surpreenderam com o modo como o jovem foi passando de varanda em varanda até chegar ao andar onde a criança estava. Em seguida, ele a pegou e puxou de volta ao apartamento. Os bombeiros chegaram em seguida, mas o pequeno já havia sido resgatado.

Em entrevistas a jornais franceses, Gassama relatou que estava andando pela rua quando se deparou com a multidão que observava a o prédio. Em uma entrevista à emissora BFMTV, ele disse que, quando viu a criança pendurada na sacada não chegou a pensar em outra coisa a não ser em salvar o pequeno. "Quando eu o peguei nos meus braços, perguntei por que ele fez isso. Mas ele não me respondeu."

A criança e Gasama foram levados a um hospital para exames. "O socorrista se queixava do seu joelho e o menino estava em choque", indicaram os bombeiros, afirmando que os dois passam bem. 

Segundo a investigação preliminar, o garoto estava sozinho na varanda. Os pais estavam ausentes e, por isso, a criança estava sozinha no local. Depois do incidente, o pai do menino foi preso preventivamente e está sendo investigado por "não cumprir suas obrigações parentais", segundo uma fonte judicial. O menino foi levado para um centro social, já que a mãe não está em Paris. Com informações da France Presse. 
 
Thibault Camus/AFP
Mamoudou Gassama deixa o Palácio do Eliseu após encontro com Macron: ele ficou conhecido como o "homem-aranha do 18°" (foto: Thibault Camus/AFP)
 

MAIS SOBRE E-MAIS