Festas pré e pós-ceia de Natal se tornaram tradição na noite de BH

Música eletrônica, badalação diurna, roda de samba e shows: casas oferecem opções para todos os gostos

por Ana Clara Brant 22/12/2017 08:46

Youtube/Reprodução
Dupla Cat Dealers, atração da noite de natal da boate naSala. (foto: Youtube/Reprodução)

Chega o Natal. Com ele vem a temporada de presentes, panetones, perus e rabanadas. Além das comemorações dos dias 24 e 25 de dezembro com a família, fãs de balada têm à disposição uma série de festas pré e pós-ceia, que movimentarão a noite da cidade.

Em algumas casas noturnas, eventos assim já fazem parte do “calendário oficial”. É é o caso da boate naSala. Desde que abriu as portas, há 17 anos, ela nunca deixou de promover a balada natalina. “É um ponto de encontro. Além dos clientes fiéis, que vêm todos os anos, há aqueles que estão em BH por conta das festas de fim de ano e aproveitam para curtir uma noitada”, conta Frede Andrade, um dos sócios da casa.

Como as ceias geralmente se encerram por volta de 1h ou 2h, muita gente quer continuar aproveitando a noite de Natal. “Nossa festa rola até de manhã. Quem tem muito pique acaba animando a vir pra cá. E fica lotado, as pessoas curtem bastante”, assegura.

 

 

A festa vai começar às 23h59 do dia 24, domingo. Terá como atração uma das revelações da música eletrônica nacional, o duo Cat Dealers. Mesclando deep house, indie dance e nu disco, a dupla de produtores cariocas pega carona no que há de melhor no mainstream e no underground. Eles contam com a colaboração de nomes de destaque da cena, como os badalados Alok e Vintage Culture.

Para quem preferir as celebrações diurnas, uma sugestão é o Rooftop Garden, que desde o fim de novembro tem agitado o terraço do Ponteio Lar Shopping. O espaço é boa opção para o happy hour. No dia 24, vai receber, a partir das 12h, a cantora Fernanda Perfeito e a DJ Dai Aldebrand.

PAMPULHA
O esquenta natalino começa nesta sexta-feira (22). Papai Noel vai “dar as caras” em boates, pubs e danceterias. Hoje à noite, será inaugurada a casa noturna Jolie!, na Pampulha, com cerca de 1 mil metros quadrados e capacidade para receber 1,3 mil pessoas. As atrações são o sambista Mumuzinho e o funkeiro Maneirinho. A ideia é oferecer programação diversificada, com pop, funk, samba e pagode.

Mumuzinho vai mostrar o repertório de seu último disco, Fala meu nome aí, além das parcerias com Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão. “A galera do samba e do pagode pode esperar um show bem pra cima. Vou fazer um apanhado da minha trajetória, além de cantar sucessos de vários amigos”, diz ele, que prepara o segundo DVD para 2018.

O cantor acaba de se destacar como Mussum na releitura de Os Trapalhões, exibida pela TV Globo e canal Viva. “Foi muito bacana fazer o programa, considero missão cumprida. Porém, se tiver outra temporada, vou continuar com muita alegria”, diz Mumuzinho.

Já o carioca MC Maneirinho promete esquentar a noite com hits como Chefe é chefe, né pai e Que saudade da minha ex.

 

SAMBA NA AVENIDA Outro evento natalino tradicional de BH é o Samba de Noel, que está chegando à nona edição. Realizada em 25 de dezembro, a festa cresceu tanto que se viu obrigada a mudar de endereço. “Antes, a gente fazia uma roda de samba lá no Alto Vera Cruz, uma coisa para a comunidade mesmo. Mas o evento caiu nas graças da cidade e se transformou em algo que o belo-horizontino incorporou à sua programação. Mesmo assim, o foco não deixa de ser a comunidade”, ressalta o percussionista Robson Batata, um dos organizadores da festa.

 

Há quatro anos o samba desceu do morro para a Avenida Belém, no Bairro Pompeia. Hoje em dia, recebe até 3 mil pessoas. “Certamente, é o samba mais esperado do ano. Em 2016, cerca de 4 mil pessoas passaram por aqui. Além de contar com artistas consagrados, como Júlia Rocha, Mandruvá, Gustavo Maguá, Flávio Renegado e Aline Calixto, que, depois da ausência de três anos, estará de volta, a gente sempre abre espaço para os bambas da região. É bem democrático”, garante Robson.

 

A programação começa às 10h, com rua de lazer, pula-pula, cama elástica e brincadeiras para a criançada. A abertura oficial ficará a cargo da banda Zevinipim, que mescla soul, black music, funk, jazz e samba. A festança segue até as 22h.

 

“Se chover, o que é bem comum nesta época do ano, teremos uma cobertura. Se cair água é até bom, porque refresca e dá uma abençoada”, conclui o organizador do Samba de Noel.

 

PRATA DA CASA Para celebrar não só a chegada de Papai Noel, mas o verão, O Mercado vai realizar a Summer Xmas no sábado (23) à noite. O espaço, que fica onde funcionava o Mercado das Borboletas, na Avenida Olegário Maciel, foi totalmente reformulado. Tem procurado focar em atrações brasileiras e, sobretudo, locais.

 

A festa pré-ceia tem cunho solidário. “Quem comprou ingressos até dia 20 pagou R$ 10 e doou 1kg de alimento ou um brinquedo, que serão destinados à Colônia Santa Isabel, em Betim. Quem comprar por agora pagará um pouco mais. Porém, vamos continuar recebendo doações”, afirma Luiz Felipe Castro, proprietário d’O Mercado.

 

“Muitas festas da cidade focam em atrações de fora. Algumas passaram a investir muito nos blocos de carnaval, mas as bandas daqui não têm muito espaço. Em nossa festa de Natal vamos ter Black n’Yellow, que é de BH. Eles misturam reggae, rap e pop de um jeito bem deles. Vamos receber também o bloco Quando Come se Lambuza, além de DJs”, diz Luiz Felipe.

 

De acordo com ele, O Mercado revitalizou totalmente o espaço e em nada lembra o antigo Mercado das Borboletas. “O que fizemos aqui em um ano, em termos de reformas, não foi feito durante os seis anos de funcionamento do Borboletas”, diz.

MAIS SOBRE E-MAIS