Doces lembranças de Natal viram uma deliciosa opção de presente. Aprenda fazer uma receita de biscoito

Receitas e tradições das avós - uma alemã e outra mineira - inspiram designer de joias e empresária a desenvolver doces, bolos e biscoitos indispensáveis nas festas natalinas

por Celina Aquino 19/12/2017 11:17

Natal costuma trazer à tona lembranças de família, e muitas delas estão ligadas às avós. Os cheiros que saíam da cozinha, o doce que só se comia naquela época, a mesa recheada de receitas quase secretas. Neta de suíço e alemã do lado do pai, e de mineiros do lado da mãe, a empresária Paula Bondan resgata memórias afetivas da infância para compartilhar todos os sabores que sempre fizeram parte da sua festa natalina. Com isso, apresenta uma mistura pela qual a marca Frau Bondan é reconhecida. “Fazemos uma reedição de doces do mundo inteiro com ingredientes brasileiros e mineiros”, resume.
Para Paula, o encontro de fim de ano tem sabor de mel e especiarias. Isso porque esses eram ingredientes muito comuns nos doces natalinos preparados pela avó alemã que dá nome – e rosto – à marca (ela é a senhora de óculos estampada nas embalagens).


Em dezembro, a empresária viajava com a família para visitar os avós em uma cidadezinha na divisa com a Argentina, onde só se falava alemão, e ela lembra que a matriarca estava sempre à beira do fogão a lenha cozinhando delícias para a ceia de Natal. O lebkuchen é um dos doces mais tradicionais na Alemanha. Original da cidade de Nuremberg, a receita leva frutas cristalizadas, mel e especiarias, entre elas cravo, canela, cardamomo e noz-moscada. A massa, com cobertura de glacê, lembra uma palha italiana. Outra sobremesa alemã que não pode faltar nesta época do ano é a trufa de castanhas, amêndoas, coco, chocolate e rum. Lá ela é conhecida como bola de Natal.

 


Os biscoitos decorados também são indispensáveis nas festas de fim de ano. A avó de Paula pintava a massa a mão ou simplesmente a confeitava com açúcar colorido, como se vê dessa vez nas lojas da Frau Bondan. Com um leve toque de laranja, eles aparecem nas cores verde e vermelho e ganham formatos de árvore, boneco de neve e estrela. Aliás, muitas das formas que enfeitam a cafeteria eram da avó de Paula. “Na hora em que abro um pacote de biscoito, sinto o cheiro das caixas que recebia da minha avó no Natal”, comenta, com lágrimas nos olhos. “É isso o que gosta de passar para os clientes. Não é só um biscoito, é um alimento que resgata a memória afetiva e alimenta a alma.”


Não menos desejados, os biscoitos de gengibre são outro clássico do Natal. A antiga tradição, do período da Idade Média, vem da Alemanha, apesar de hoje estar muito associada à cultura norte-americana. Além do gengibre, a massa leva outras especiarias como canela e noz-moscada.

GOIABADA A mineirice do outro lado da família também está presente no Natal da marca. A receita de panetone recheado com goiabada é uma forma de homenagear a avó de Belo Horizonte, que era muito ligada à cozinha (os pais dela tinham uma fábrica de goiabada na Zona da Mata). Paula não se esquece das goiabeiras no quintal e das bacias de goiaba que ela transformava em doce. “A Frau Bondan é diferente por usar ingredientes daqui em receitas do mundo. Os doces mineiros são os mais marcantes na culinária brasileira”, opina. O tradicional panetone também ganha recheio de doce de leite.


Os chocolates surgem diferentes no Natal. Destaque para o Quebra-Nozes doce e as barras em formato de carta para o Papai Noel. Na loja, elas ficam dentro de uma caixa de correio. Paula também desenvolveu pirulitos coloridos de açúcar em forma de bengala e árvore. A marca ainda lançou neste Natal um bolo em parceria com Renata Zanetti, que leva farinha de castanhas, castanha e tangerina. “Parte do nosso trabalho é democratizar o bom e o belo”, diz. A embalagem tem detalhes de flores e arames, materiais muito utilizados pela designer de bolos, conhecida pelo primoroso trabalho artesanal.

 

 
Biscoito de gengibre


Ingredientes


6 colheres de sopa de manteiga sem sal; 1 ovo; 1/2 xícara + ¼ de açúcar mascavo; 1/4 xícara de açúcar cristal; 1 xícara 1/3 de melado de cana; 5 xícaras 1/2 xícara 1/3 de xícara de farinha de trigo; 1 e 1/2 colher de chá de sal; 2 colheres de chá de gengibre em pó; 1/2 colher de chá de noz-moscada; 1 colher de chá de canela em pó; 1 colher de chá de bicarbonato

Modo de fazer

Bata a manteiga com os dois tipos de açúcares na batedeira até que a mistura fique branca e fofa. Adicione o melado e misture. Acrescente o ovo e misture. Peneire todos os ingredientes secos e acrescente de uma só vez. Misture tudo com as mãos. Abra a massa entre duas folhas de papel-manteiga com 3mm de espessura para cortar com cortadores de tamanho grande ou com 6mm de espessura para cortadores bem pequenos. Leve para a geladeira por, no mínimo, duas horas. Corte a massa com cortadores em forma de bonecos de gengibre ou de sua preferência. Leve para o congelador por 15min. Retire e coloque os biscoitos em uma forma com papel-manteiga. Leve para o congelador por mais 15min. Asse a 180ºC por aproximadamente 20 min, dependendo do tamanho dos biscoitos. Tire da forma e deixe esfriar em uma grade. Decore apenas quando já estiverem frios.

 

 

Ousadia criativa

 

Paula Bondan trabalhava como designer de joias antes de abrir a Frau Bondan. O compromisso com a cozinha era apenas no fim do ano, quando fazia doces para presentear os amigos. Até que ela se juntou com a mãe e a irmã para investir no negócio. “Natal é um momento em que as pessoas param para se encontrar, trocar sentimentos, gentilezas e mimos”, observa.


O caderno de receitas da avó alemã serviu de inspiração para o trabalho. “Trago para a Frau Bondan o cheiro das especiarias fervendo na panela, mas com o tempo fui incrementando os doces. Coloquei mais ousadia”, explica. O pão de mel, que não costumava ter recheio nem cobertura, ganhou mais e mais camadas de sabor. Além do tradicional, Paula criou um recheio com brigadeiro e laranja e cobertura de chocolate branco. Já o tartufo, doce de chocolate com especiarias e laranja, surgiu por acaso. A empresária começou a acrescentar ingredientes em uma massa de pão de mel que não tinha dado certo e chegou a um dos produtos mais vendidos nas lojas.


A curiosidade na cozinha e o interesse em misturar sabores já levou Paula a desenvolver receitas como chocolate com lavanda e muffin com chocolate, canela e pimenta. “Gosto de combinações nada básicas, que te instigam a pensar o que você está comendo. Acho que os sabores também precisam marcar o paladar”, defende. Agora ela está testando queijo provolone glaçado no chocolate, que deve ser o primeiro lançamento do próximo ano.


Fora da cozinha, a empresária ajuda a pensar nas embalagens dos produtos, que sempre surpreendem. “Primeiro porque você come com os olhos. Segundo porque o produto fica na memória quando você se encanta pela embalagem e depois descobre que o conteúdo é delicioso”, analisa. As latas e os potes sempre são pensados para ser reutilizados. Frau Bondan também desenvolve objetos decorativos temáticos. Neste Natal, as louças são estampadas com desenhos de alce e Quebra-nozes. Já a lata de cookies é vendida com um boneco articulado de Pinóquio e os clientes ainda podem comprar um Papai Noel na versão de matrioska, as tradicionais bonecas russas em tamanhos variados.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE GASTRONOMIA