Conheça um pouco do Méier, bairro sempre lembrado por Paulo Gustavo

Localizado no subúrbio do Rio, local tem grande colaboração para o desenvolvimento da cultura carioca

Divulgação/Vai que cola
Paulo Gustavo em ação no filme Vai que cola, que se passa nos bairros Méier e Leblon (foto: Divulgação/Vai que cola)
 

O falecimento de Paulo Gustavo na útima terça-feira (04/05) representou um rombo na cultura popular brasileira. Dono de um humor ácido e muito acessível, Paulo ajudou a 'colocar no mapa' um já tradicional bairro do subúrbio do Rio de Janeiro: O Méier, localizado na Zona Norte da cidade. Suas piadas sobre o local ficaram famosas com o programa Vai que cola, do Multishow.

 

Na série, o comediante vivia o soberbo Valdomiro, um ex-rico que vivia no Leblon, mas foi parar no Méier depois de ter falido. Valdo sempre fazia questão de insultar o bairro em que vivia, principalmente para irritar Dona Jô, dona da pensão que o abrigava:

 

Com a popularização do Méier, conheça algumas riquezas de um dos bairros mais tradicionais do Rio e sempre lembrado por Paulo Gustavo em seu humor:

 

Baixo-Méier

 

No 'carioquês', 'Baixo' é o local do bairro onde se concentram restaurantes, bares e botecos 'pé sujo'. Muito se fala sobre o Baixo-Gávea, Baixo-Leblon e até Baixo-Tijuca, outro charmoso bairro da Zona Norte do Rio. Mas o 'Baixo' mais próximo do suburbano em geral fica no Méier,  bem 'colado' na estação de trem. O estabelecimento mais requisitado entre os integrantes do 'Baixo-Méier' é o Reza Forte, maior bar do ponto e conhecido por culinária variada, além do tradicional chopp.

TodoRio/Prefeitura do Rio
Baixo-Méier (foto: TodoRio/Prefeitura do Rio)
 

O coreto mais antigo

 

É muito comum pelas praças cariocas, a presença de coretos; pequenas construções usadas para celebrações religiosas, festas de carnaval e reuniões. O coreto do Méier, segundo a Prefeitura da cidade, é o mais antigo do Rio de Janeiro, tendo sido fundado em 1914. A área que cerca o pequeno pavilhão tem 13 mil metros quadrados e compõe o Jardim do Méier, um dos pontos mais famosos do bairro.

Daniel Coelho/Divulgação/Prefeitura do Rio
Coreto localizado na praça conhecida como Jardim do Méier (foto: Daniel Coelho/Divulgação/Prefeitura do Rio)
 

Imperator

 

O Centro Cultural João Nogueira abriga o Imperator, casa de shows e teatro localizada no Méier. Com a morte do artista, Vereadores da cidade estudam mudar o nome do local para Teatro Paulo Gustavo. E não se engane: apesar de ser 'suburbano', o espaço já recebeu inúmeras visitas ilustres, como Steve Vai, a banda Megadeth e Bob Dylan. Estes são só alguns exemplos de shows marcantes que o Imperator sediou. Entram na lista ícones da música brasileira, como Vanessa da Mata, Jorge Aragão e Gilberto Gil.

Arquivo/O Globo
Teatro e casa de shows Imperator (foto: Arquivo/O Globo)
 

A casa também ajudou a fomentar o cenário musical local. O festival Rio Novo Rock era um evento que trazia bandas independentes da cidade para tocarem em um palco cheio de histórias. Ingresso acessível, música autoral e a chance de dar estrutura e dignidade para artistas eram lemas defendidos pela organização. O evento já não ocorre mais no local, mas balançou com a cultura carioca e fez muita gente se deslocar da Zona Sul para se divertir no subúrbio.

 

 

Como todo bairro suburbano, o Méier é um local de gente trabalhadora; uns com mais dinheiro, outros com menos, mas é um lugar com muita história e importância para o Rio de Janeiro. Seus quase 50 mil habitantes vivem em uma atmosfera que equilibra bem a animação sburbana com recantos mais familiares. 

 

Valdo, personagem de Paulo Gustavo, demorou quatro temporadas e um filme inteiro de Vai que cola para entender o quão importante era o Méier para ele. Já Paulo, nos presenteou com um personagem que zomba de quem não conhece a história de sua cidade e não entende o quão pode ser feio não conhecê-la.