Entenda o que é embolia gasosa disseminada, ocorrida com Paulo Gustavo

Ainda não há confirmações sobre o velório do humorista, que faleceu no Rio de Janeiro

Reprodução/Instagram
Paulo Gustavo deixa dois filhos, Gael e Romeu, de 1 ano e 9 meses (foto: Reprodução/Instagram )

O falecimento do humorista Paulo Gustavo nesta última terça-feira (04/05), chamou a atenção de forma alarmante para a situação brasileira perante o coronavírus. Sem vacinas e enfrentando dificuldades com o SUS, a doença aumenta e afeta as pessoas de forma mais cruel. 

Alguns médicos explicaram o que é a embolia gasosa disseminada, que ocorre quando bolhas de ar entram no sistema circulatório, causando graves obstruções. 

"Na embolia gasosa, bolhas de ar vão para dentro do sistema circulatório, obstruem a circulação, e levam a região a uma deficiência de oxigenação, que é fundamental para as células, para elas se manterem vivas."

José Albani de Carvalho, médico

Segundo o pneumologista Arthur Feltrin, a embolia por trombose é mais comum e possui um tratamento simples, porém, a do humorista era a mais grave. 

"A fístula é como se fosse comunicação por ruptura de alguma membrana, de duas estruturas - neste caso, veia e bronquíolo, que são duas estruturas que não se comunicam de forma normal... Com essa ruptura de membrana, conteúdo de gás sai do bronquíolo e vai para dentro da veia, e esse gás infelizmente não ficou só no pulmão, ele foi disseminado."

Arthur Feltrin, médico

Vale lembrar que a embolia gasosa pode ser local "ou pode ser uma situação mais delicada e com mortalidade maior, que é a embolia gasosa disseminada - ou seja, que começa em órgão específico e o gás é disseminado para outros órgãos", finaliza Arthur Feltrin.

 

Ao correlacionarmos com a covid-19, podemos constatar que "quanto maior o tempo de necessidade de ventilação mecânica de uma paciente, maior é a chance de ocorrer complicações", conta a médica Patrícia Canto.

 

Ainda não há confirmações sobre o velório de Paulo, que faleceu no Rio de Janeiro. Contudo, especula-se que o enterro será realizado na cidade carioca.