Perfil no Twitter ajuda a enxergar o Big brother através das estatísticas

O vencedor é escolhido pelo público, mas dados apontam quem é mais bem sucedido na luta contra o paredão

Montagem/Reprodução/TV Globo
Os participantes Gilberto, Viihtube e Caio Afiune (foto: Montagem/Reprodução/TV Globo)
 

O Big brother Brasil é um jogo muito difícil de ser decifrado por quem participa. Não importa o quão querido você seja pela casa, quantas provas você vença, ou quantos adversários te achem forte. Se o público quiser, te elimina na primeira oportunidade. Quem escolhe o vencedor é a audiência e é isso o que torna a jornada muito mais traiçoeira.

Mas se o BBB 21 fosse um reality que dependesse exclusivamente de seus participantes para definir um campeão? Um perfil no Twitter se dedica a mostrar um outro lado do jogo, valorizando as estatísticas e as estratégias de quem tenta semanalmente escapar da decisão do público feita pelo paredão. Sendo assim, seria possível apontar um favorito só pelos índices, como em um esporte? 

 

O BBB Stats produz um conteúdo baseado em estatísticas do programa, que compara alguns números com os de edições anteriores e nos mostra algumas curiosidades da atual edição. Se os favoritos do público vão surgindo aqui fora, lá dentro, a leitura pode estar sendo feita de outra maneira.  

Reprodução/Twitter
Página no Twitter do BBB Stats (foto: Reprodução/Twitter)
 

No último jogo da discórdia, onde cada participante tinha que distribuir duas plaquinhas entre os adversários, com dizeres que iam de 'duas caras' a 'turista, os analistas relataram quais placas foram mais entregues e quem mais recebeu os adjetivos.  

 

Outro ponto interessante é ver como certos 'brothers' estão jogando para não ir ao paredão. Se para alguns, a influenciadora Viihtube cumpre o papel de 'planta', o BBB Stats aponta uma jogadora especialista em conviver bem, o que praticamente a livra dos paredões. Em cinco semanas dentro da casa, a Youtuber, que esteve envolvida em alguns desentendimentos, não recebeu sequer um voto de seus rivais.  

 

A página também ressaltou o status de 'craque de prova' do goiano Caio Afiune, que venceu três provas do anjo seguidas. Outros participantes em edições passadas também ganharam o anjo mais de uma vez, mas nunca de forma consecutiva como o 'Bastião'. Confira outros dados que comparam o desempenho do BBB 21 com as edições anteriores. 

 

 

Sobrou até para Lumena e seu vocabulário marcante. Os analistas contaram quantas vezes a baiana pronunciou a palavra 'jornada':

 

Além das estatísticas e curiosidades, o BBB Stats elaborou critérios e criou o Ranking de protagonismo, que mede por pontos quanto cada participante colabora para o desenvolvimento do jogo dentro do Big brother. Eles explicaram alguns destes critérios em uma thread no Twitter. Acompanhe:

Em outros jogos, como os esportes, os números não necessariamente definem quem será o campeão. Mas são indicadores interessantes de como a briga pelo prêmio vem se desenhando e como cada um se posiciona dentro do jogo. No campeonato brasileiro de futebol, por exemplo, o Grêmio foi a equipe que menos perdeu ao longo das 38 rodadas. No entanto, foi apenas a sexta colocada da competição porque foi quem mais empatou suas partidas.