Brinquedos Sr. e Sra. Cabeça de Batata agora têm gênero neutro

Hasbro anunciou que Mr. e Ms. Potato Head agora serão apenas Potato Head

Divulgação/Hasbro
O briquedo Cabeça de Batata (foto: Divulgação/Hasbro)
Os clássicos bonecos da Hasbro Mr. Potato Head e Mrs. Potato Head (Sr. e Sra. Cabeça de Batata, no Brasil) não terão mais gênero. Os brinquedos tão conhecidos por aqui por sua participação no filme Toy Story agora se chamam somente Potato Head (Cabeça de Batata), nem senhor nem senhora.

A Hasbro, fabricante do brinquedo há quase 70 anos, afirmou em um comunicado que tem a intenção de “fazer todos se sentirem confortáveis”. Após o anúncio, muitos se perguntaram se os brinquedos iriam parar de existir. A companhia fez questão de esclarecer a questão em um tuíte publicado logo em seguida, dizendo: “O Sr. e a Sra. Cabeça de Batata não irão a lugar algum”. Confira:
 
Dessa forma, a Hasbro reforça uma tendência que tem sido comum na indústria de brinquedos infantis: a da inclusão. A Barbie, da Mattel, passou a ter mais tipos de cabelo e tons de pele nos últimos anos, assim, retirar o “senhor” e “senhora” das Cabeças de Batata pode ajudar com que crianças se reconheçam melhor e se afastem dos estereótipos, sejam elas do gênero que forem.
Divulgação/Hasbro
Nova caixa do brinquedo Potato Head (foto: Divulgação/Hasbro)


A ONG americana Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (Glaad) celebrou a novidade. “A Hasbro está ajudando crianças a verem os brinquedos simplesmente como brinquedos, o que as incentiva a serem autênticas e se sentirem menos pressionadas por normas tradicionais de gênero”.
 
Enquanto alguns elogiam a medida, outros dizem que ela ridiculariza o movimento LGBTQ+. Ainda não se sabe se as medidas chegarão no Brasil.