Twitter anuncia Super Follows, sistema que te permite cobrar por tweets

A empresa também anunciou o Communities, que irá funcionar como os grupos do Facebook

Divulgação/Twitter
Super Follows do Twitter (foto: Divulgação/Twitter)
O Twitter anunciou, nesta quinta-feira (25/2), dois grandes recursos para a rede social: a possibilidade de usuários cobrarem seus seguidores por acesso a conteúdo adicional e a capacidade dos usuários de criar e entrar em grupos com base em seus interesses.

O sistema chamado Super Follows permitirá o acesso dos seguidores a conteúdo adicional mediante pagamento. O conteúdo pode ser tweets bônus, acesso a uma comunidade, inscrição em uma newsletter ou até um selo que indica seu apoio ao usuário.

Na imagem divulgada, a empresa mostra um exemplo no qual um usuário cobra $4,99 dólares por mês. O Twitter vê isso como uma forma de permitir que criadores de conteúdo e influenciadores sejam pagos diretamente por seus fãs.

Sistemas de pagamento direto como esse tornaram-se muito importantes nos últimos anos. Plataformas de financiamento coletivo como Patreon, Padrim e Apoia-se são um sucesso, bem como sistemas presentes no Facebook e no YouTube. Evidentemente, as empresas arrecadam uma taxa de todas essas inscrições, mas a do Twitter ainda não foi revelada. 
Divulgação/Twitter
As comunidades funcionarão como grupos do Facebook (foto: Divulgação/Twitter)

O outro recurso anunciado, o Twitter Communities (Comunidades do Twitter), funcionará como os grupos do Facebook. As pessoas criam e entram em grupos dos seus interesses, permitindo-lhes ver tweets focados nesses tópicos. Os grupos do Facebook fizeram muito sucesso, mas também causaram problemas, como a falta de moderação em grupos que disseminam fake news e praticam discursos de ódio.

Ainda não há informações sobre quando as funcionalidades serão lançadas.