Estúdio não queria Will Smith em Independence Day por ele ser negro

Fox não acreditava que o filme faria sucesso tendo o ator como protagonista

Reprodução/Youtube
Will Smith (foto: Reprodução/Youtube)

Um dos maiores astros de Hollywood, Will Smith, quase não foi o protagonista do filme Independence day por ser negro, de acordo com o diretor e produtor do longa.

 

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Roland Emmerich, diretor do filme, e Dean Devlin, produtor de Independence day, disseram que a Fox, estúdio responsável pela distribuição do filme, tentou barrar a escalação de Will para viver o protagonista. Eles ressaltaram que o motivo era totalmente pela cor do ator.

 

"Eles disseram: 'Se vocês escalarem um cara negro neste papel, vocês matam as chances do filme fazer sucesso fora dos EUA'. E nós respondemos: 'Bom, o filme é sobre uma invasão alienígena. Acho que ele vai bem em todo lugar'. Foi uma guerra enorme por causa disso, e Roland foi quem insistiu na escalação de Will", afirmou Devlin. 

 

O diretor contou o motivo de escolher o famoso para o papel: "Ethan Hawke estava na nossa lista também, mas na época achei que ele era jovem demais para o papel. Me parecia muito claro que a dupla principal precisava ser Will Smith e Jeff Goldblum. Era o combo perfeito", revelou. 

Emmerich ainda lembrou que as filmagens estavam bem próximas de começar, mas que mesmo assim, estavam tentando resolver a situação com a Fox. "Eu tive que bater o pé e dizer: 'A Universal está me ligando todos os dias, então escalem Will e Jeff, ou eu vou levar o filme para lá'", disse. 

 

No entanto, o papel do astro foi um sucesso nos cinemas, assim mostrando que a Fox estava errada sobre a perspectiva de Will Smith no mercado fora dos EUA. O longa arrecadou US$ 810 milhões em bilheterias ao redor do mundo, mais de US$ 511 milhões deles fora do país de origem, segundo o site Omelete.  

MAIS SOBRE CINEMA