Filme francês Notre Dame estreia nos cinemas

Longa é tido como uma declaração de amor à Paris

Divulgação / Califórnia Filmes
Notre Dame narra história de uma arquiteta contemporânea (foto: Divulgação / Califórnia Filmes)

Depois do aclamado A Guerra Está Declarada, muito se esperava do novo filme da cineasta francesa Valérie Donzelli, consagrada na carreira de atriz e trilhando o caminho como diretora há uma década. Com roteiro de Benjamin Charbit, que assinou o bem sucedido Finalmente Livres, a nova película de Donzelli, Notre Dame, estreou na quinta-feira (11/2), nos cinemas brasileiros após passagem no Festival Varilux.

A premissa do longa-metragem parte da narrativa sobre Maud Crayon, uma arquiteta, mãe de duas crianças e recém-divorciada que conquista um concurso para reformar o pátio diante da catedral de Notre-Dame, um dos grandes pontos turísticos e históricos de Paris. A partir disso, a protagonista interpretada pela própria cineasta enfrenta desafios que são colocados entre a fantasia e a realidade.
Apesar do intuito de mostrar uma mulher contemporânea francesa, o filme se perde em algumas questões provocadas por ele mesmo.

A falta de tempo e reação da personagem principal sufoca a própria narrativa de força de uma mulher independente, dando espaço a momentos vazios, como a relação com o ex-marido, que volta para casa toda vez que briga com a atual namorada.

Essas situações acabam colocando o talento e a competência profissional dela como coadjuvantes. Já preparam a pipoca? Um dos destaques do Festival Varilux, o filme agora pode ser visto nas redes de cinema brasileiros.

Confira o trailer:

MAIS SOBRE CINEMA