5 Filmes e séries para conhecer melhor o universo dos transexuais

Longas são oportunidades de imersão do público e combate ao preconceito

Divulgação/Netflix
Filmes com temáticas trans (foto: Divulgação/Netflix)

Na última semana, foi comemorado o Dia da Visibilidade Trans, desde 2004. E, com isso, A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostra que o número de casos de violência contra pessoas trans aumentou 17% em 2020 no estado de São Paulo, de acordo com a Assossiação de Travestis e Transexuais do Brasil.

 

O começo da cura para o preconceito na sociedade é a informação. Uma maneira de se fazer isso é por meio das obras de ficção. Venha dar uma conferida, pois o Portal UAI trouxe cinco longas que possuem tramas relacionadas à lutra trans.

 

1 – Euphoria (2019-) 

Uma das séries mais comentadas da atualidade, Euphoria é definida pelos críticos como uma produção “necessária”. O seriado do canal HBO retrata um grupo de adolescentes nos anos de ensino médio passando pelas descobertas iniciais da transição para a vida adulta.  

 

2 - Pose (2018) 

O seriado POSE é basicamente uma aula de história da cultura queer nos Estados Unidos. A série se passa no momento de transição entre os anos 80 e 90.

 

3- Sense (2015-2018) 

A série tem uma grande legião de fãs decepcionados pelo cancelamento. Sense8 foi um sucesso de crítica e audiência, além de ser  uma das pioneiras ao abordar os dilemas reais de uma personagem transexual. 

 

4- Vida (2018-2020)

Tudo começa quando duas irmãs são obrigadas a conviver juntar em sua cidade natal. A narrativa aborda tanto a questão da comunidade LGBTQIA+ quanto a comunidade latinx no solo americano.

 

5- The OA (2016-2019)

  

A história de um grupo de jovens que tentam ascender a dimensões paralelas. A trama é uma mistura entre a busca do grupo para entender como alcançar as dimensões e os seus dramas e dilemas pessoais.

 

MAIS SOBRE CINEMA