Com Penélope Cruz e Javier Bardem, thriller psicológico decepciona em Cannes

Termômetro das sessões, os aplauso foram bastante tímidos para o longa 'Todos lo saben', do iraniano Asghar Farhadi

por Estadão Conteúdo 09/05/2018 09:45

AFP
Penélope Cruz e Javier Bardem são descritos como símbolo do casal feliz pelo diretor Asghar Farhadi. (foto: AFP)

No novo formato do Festival de Cannes, a imprensa, que antes via os filmes antecipadamente, agora tem de vê-los com o público, mas não na mesma sala. A primeira experiência ocorreu na noite de terça-feira (8), com o thriller em língua espanhola do iraniano Asghar Farhadi, Todos lo saben

 

Penélope Cruz volta à Espanha para o casamento da irmã. O marido, Ricardo Darín, ficou na Argentina. Ela reencontra uma antiga paixão, Javier Bardem. Ocorre uma tragédia, um sequestro. Segredos familiares são revelados, e alguns amplamente conhecidos. Todos sabem. Os tímidos aplausos foram paralisados por um gélido silêncio. Mas o filme não é ruim. Farhadi retoma temas e situações de O Passado transpostos de uma família franco-iraniana para a Espanha. 

 

Eles evitam abordar sua vida pessoal, mas outras pessoas não conseguem evitar: o cineasta iraniano não poupou elogios nesta quarta-feira (9) em Cannes ao casal. "São uma família harmoniosa, com uma simplicidade com seus filhos que é única. Representam o símbolo do casal feliz e apaixonado", afirmou o diretor à imprensa, após a exibição.

 

Este é o nono filme em que Cruz e Bardem, já premiados em Cannes e no Oscar, atuam juntos. O casal, que tem dois filhos e mora na região de Madri, explica que o trabalho não entra em casa. "Quando o dia acaba, não falamos de trabalho. Quando era mais jovem, era diferente. Eu me dizia que tinha que torturar-me, permanecer na personagem por meses, mas entendi que não é uma boa estratégia", disse Cruz.

 

Após o recente Loving Pablo, o casal foi questionado se pensa em voltar a rodar um filme em conjunto em breve. "Não prevemos fazer todos os anos", respondeu a atriz, de 44 anos.

 

Diante da pergunta inevitável nesta edição do festival, que adotou a bandeira feminista após o terremoto provocado pelo escândalo Weinstein, Penélope Cruz revelou que recebeu o mesmo salário que Bardem neste filme em que interpreta uma mãe cuja filha desaparece no fim de um casamento. Farhadi conseguiu a proeza de rodar um filme em um idioma que aprendeu em dois anos, retratando sem clichês a cultura espanhola. "Ele é como uma esponja. Absorveu tudo sobre como se vive na Espanha", afirmou a atriz sobre o diretor.

 

A crítica elogiou de maneira geral o filme, mais uma trama intimista de Farhadi (A separação, O passado, O apartamento), e aplaudiu em especial o trabalho dos atores. Até uma das críticas menos entusiasmadas, a da revista Variety, apontou: apesar de ser o filme "mais fraco" do diretor é melhor que a grande maioria dos dramas comerciais produzidos na Espanha, França e Estados Unidos".

 

O filme, que está na mostra competitiva pela Palma de Ouro, foi vendido à distribuidora Focus Features, que será responsável pela exibição nos Estados Unidos

 

A estratégia é tentar encaixar o longa-metragem no período de premiações da indústria americana.

 

MAIS SOBRE CINEMA