Academia cancela um dos indicados ao Oscar de melhor canção

Autor de 'Alone Yet Not Alone', do filme de mesmo nome, teria promovido a obra de forma "desleal"

por AFP - Agence France-Presse 30/01/2014 08:34

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos, Frazer Harrison
O compositor Bruce Broughton (d), ao lado do também compositor Michael Giacchino, em Beverly Hills, na California, em 14 de maio de 2010 (foto: GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos, Frazer Harrison)
Los Angeles — A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas cancelou nesta quarta-feira a indicação de um dos cinco temas na disputa pelo Oscar de melhor canção, alegando que seu autor promoveu a obra de forma "desleal", informou a instituição.

A canção excluída é 'Alone yet not alone', do filme de mesmo título. Ao contrário dos concorrentes, esse filme, um drama histórico que acontece na Grã-Bretanha no século XVIII, era totalmente desconhecido do público.

Os indicados foram anunciados em 16 de janeiro, em Los Angeles. Nesta quarta, a Academia anunciou a retirada da lista de indicados da canção escrita por Bruce Broughton (música) e Dennis Spiegel (letra). Broughton é um ex-governador da Academia e atual membro votante de seu comitê musical.

"A decisão (de revogar a indicação) se deve à descoberta de que Broughton (...) enviou e-mails aos membros de seu comitê para lhes informar, durante o período de votação aos indicados, que sua canção era candidata", explicou a Academia, em uma nota.

"Não importa se essa comunicação era bem intencionada, ou não", afirmou a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs.
"Usar sua posição como ex-governador e atual membro-executivo do comitê para promover pessoalmente sua própria candidatura ao Oscar cria a aparência de uma vantagem desleal", justificou.

O comunicado acrescenta que uma nova canção não será incluída. Agora, os quatro temas musicais na disputa são 'Happy', da animação 'Meu Malvado favorito 2'; 'Let It Go', do sucesso da Disney 'Frozen'; 'The Moon Song', do filme de Spike Jonze 'Her'; e 'Ordinary Love', interpretado por U2 para o filme histórico 'Mandela'.

As estatuetas do Oscar serão entregues em uma festa em 2 de março, no teatro Dolby, em Hollywood.

Ouça a canção 'Alone yet not alone':

MAIS SOBRE CINEMA