Indicado ao Oscar, 'Nebraska' estreia nesta sexta-feira no Brasil

Filme dirigido por Alexander Payne coleciona seis indicações ao maior prêmio do cinema

por Fernanda Machado 04/02/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Sony Pictures/Divulgação
(foto: Sony Pictures/Divulgação)
Depois de receber pelo correio uma carta de um sorteio, um pai rabugento, Woody Grant (Bruce Dern), acredita ter tirado a sorte grande e discute com o filho, David Grant (Will Forte), até que este decide levá-lo numa longa viagem de carro para reivindicar sua fortuna. Filmado em preto e branco e tendo percorrido quatro estados, 'Nebraska' conta as histórias de vida de uma família no coração dos EUA. Também no elenco, Stacy Keach, June Squibb e Bob Odenkirk.

Rodado em cinemascope em preto e branco para refletir a beleza sombria das cidades do interior dos EUA e os enormes contrastes entre o humor e o desgosto no filme, a história agrega contornos cômicos a questões como raízes e segredos familiares, desilusão, dignidade, valor próprio e o anseio silencioso por um arremedo de salvação.

Frequentemente citado como “diretor de atores”, Alexander Payne incentiva seus atores a criarem desempenhos despojados, naturais, apenas com os elementos essenciais de comédia, tragédia e humanidade. Payne sabia que a história sutil e emocional de Nebraska só funcionaria bem com desempenhos arriscados e naturalistas.

Payne também se interessou pelo que se tornou uma experiência quase universal na sociedade atual que vem envelhecendo: ver nossos pais envelhecendo de maneiras que podem ser ao mesmo tempo desconcertantes e reveladoras. “Como eu próprio tenho pais idosos, identifiquei-me com David. Não passei exatamente pela mesma situação, é claro, mas conheço as mesmas emoções”, afirma o ator Bruce Dern. “Uma das coisas que realmente me agradaram na história foi a vontade de David de dar um pouco de dignidade ao pai. Esse era um tema importante e pessoal para mim”, conclui.

O filme, que tem estreia prevista para sexta-feria, tem seis indicações ao Oscar, inclusive a de melhor diretor para Alexander Payne e a de melhor ator para Bruce Dern.

Assista ao trailer do filme:

MAIS SOBRE CINEMA