Meryl Streep é mais popular que Deus em discursos de agradecimento do Oscar

A análise do site Slape, que considera as últimas 12 edições da premiação, aponta as tendências de 47 que atores que subiram ao palco da premiação

por Diário de Pernambuco 21/02/2014 09:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
REUTERS/Lucy Nicholson
Meryl Streep teve o nome citado quatro vezes nos últimos 12 anos (foto: REUTERS/Lucy Nicholson)
Todos os anos é a mesma coisa: após ter o nome anunciado no microfone, o vencedor do Oscar recebe enfoque da câmera, se emociona e, então, segue para o palco. Lá em cima, o discurso varia pouco. Os agradecimentos, sejam eles à família, amigos, empresários ou colegas atores, estão presentes em todos os monólogos. No entanto, engana-se quem pensa que os elogios direcionam-se sempre da mesma forma. Meryl Streep, por exemplo, é citada mais vezes do que Deus durante as palavras emocionadas dos vencedores da estatueta, como mostra uma análise feita pelo site 'Slape'.

Vencedora de três Oscars e indicada novamente este ano por 'Álbum de família', a consagrada atriz recebeu quatro agradecimentos, enquanto Deus, três. Entre aqueles que o citaram – Denzel Washington, em 2002; e Jennifer Hudson e Forrest Whitaker, em 2007 – apenas Washington agradeceu a Deus primeiro, abrindo o discurso com a frase: "Deus é grande". O levantamento mostra ainda outros fatos curiosos como, por exemplo, a tendência de finalizar o discurso agradecendo a familiares - na maioria das vezes filhos ou cônjuges.

Durante as últimas 12 edições do Oscar, 47 atores subiram ao palco como vencedores. Todos os nomes citados por eles foram colocados em um ranking, que tem na liderança a indústria do cinema, sempre lembrada no tradicional agradecimento aos estúdios que financiam as obras. Depois, seguem-se produtores, diretores e família.

Confira o ranking

1º - Indústria do cinema (estúdios, financiadores e cineastas)

2º - Outros (pessoas em geral que influenciaram os atores)

3º - Produtores

4º - Colegas de elenco

5º - Diretores

6º - Família

7º - Equipe (câmeras, profissionais da produção)

8º - A Academia

9º - Cônjuges

10º - Filhos

11º - Roteiristas

12º - Pessoas que inspiraram personagens (Abraham Lincoln, Ray Charles)

13º - Deus

MAIS SOBRE CINEMA