Canto da Alvorada é campeã do carnaval de Belo Horizonte

Neste ano, a agremiação homenageou o Grupo Aruanda. Antes mesmo do resultado oficial da apuração, que aconteceu no Parque Municipal, no Centro de Belo Horizonte, outras escolas de samba contestaram o resultado

por Estado de Minas 16/02/2018 19:04
Leandro Couri/EM/D.A Press.
Desfiles atraíram centenas de pessoas em Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press.)

Em clima de alegria e revolta, a escola Canto da Alvorada foi declarada campeã do Carnaval de Belo Horizonte. Neste ano, a agremiação homenageou o Grupo Aruanda. Antes mesmo do resultado oficial da apuração, que aconteceu no Parque Municipal, no Centro de Belo Horizonte, outras escolas de samba contestaram o resultado. Já os blocos caricatos, três ficaram empatados em primeiro lugar:  Bacharéis do samba, Estivadores do Havaí e Mulatos do samba.

A Escola de Samba Canto da Alvorada já está acostumada com os títulos do carnaval da capital mineira. Com o reconhecimento deste ano, já são 16 anos gritando “é campeão”. A agremiação foi fundada em março de 1979 na sede do Clube Atlético Mineiro. O nome faz alusão ao vínculo da escola ao clube, afinal, quem canta na alvorada é o galo. Neste ano, a escola homenageou o Grupo Aruanda.

O Canto da Alvorada recebeu 159,9 pontos. Em segundo lugar ficou a Acadêmicos de Venda Nova, com 159,8 pontos, e em terceiro, Estrela do Vale, com 159,6. Os invasores do Santo Antônio foi desclassificado pelo posicionamento indevido do carro alegórico e nem teve suas notas computadas. O Vila Estrela vai se juntar aos invasores e em 2019 desfilam no grupo B. A agremiação foi a última colocada. Já o bloco Real Grandeza, que participou este ano como avaliação, se for entrar na avenida no próximo ano, também será no grupo B.

Enquanto integrantes do Canto da Alvorada comemorava o título ao fim da apuração, membros de outras agremiações protestavam e contestaram a avaliação dos jurados. O resultado chegou a ser divulgado oficialmente e depois os jurados tiveram que se reunir novamente após mais reclamações. Mas, no final, o resultado ficou o mesmo.

Blocos caricatos

Deu empate técnico e três blocos caricatos de Belo Horizonte saem da apuração como campeões do carnaval de 2018. Bacharéis do samba, estivadores do Havaí e mulatos do samba vão dividir a soma dos prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar. Já o troféu de campeão, serão produzidos mais dois para serem entregues ao trio vencedor.

MAIS SOBRE CARNAVAL