Escolas de Samba se apresentam em Belo Horizonte nesta terça-feira

Quem está em casa, é só correr para avenida, que tem muito samba no pé, com enredos animados e alegorias que dão um brilho especial neste fim de carnaval

por Landercy Hemerson 13/02/2018 21:13
Leandro Couri/EM/D.A press
Abrindo as apresentações desta terça-feira, o bloco Afoxé Bandarerê aqueceu o público (foto: Leandro Couri/EM/D.A press)
Último dia do Carnaval de Belo Horizonte e, depois de subir e descer ladeira atrás dos blocos, para muitos foliões esta noite é própria para sentar nas arquibancadas da Avenida Afonso Pena e assistir a evolução das escolas de samba da capital. São seis agremiações - Bem-Te- Vi, Estrela do Vale, Cidade Jardim, Venda Nova, Imperavi de Ouros e Canto da Alvorada – que são parte de décadas da história e cultura momesca da capital mineira.
 
Quem está em casa, é só correr para avenida, que tem muito samba no pé, com enredos animados e alegorias que dão um brilho especial neste fim de carnaval. A disputa na mais conhecida passarela do carnaval de BH, a Afonso Pena, promete ser boa, já que no próximo ano o regulamento vai dividir as agremiações em grupos A e B, com dinâmica de acesso e rebaixamento, além de incentivar o surgimento de novas escolas. Abrindo as apresentações desta terça-feira, o bloco Afoxé Bandarerê aqueceu o público.
 
Leandro Couri/EM/D.A press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A press)
Saiba mais sobre as escolas:
 
G.R.E.S. Mocidade Independente Bem-Te-Vi
 
Fundada em abril de 1979, a agremiação, que tem como símbolo o pássaro bem-te-vi, será a primeira a entrar na avenida.
 
Sem desfilar desde 2016, a escola vai homenagear a cidade de Sete Lagoas, que comemora 150 anos, mostrando sua história, seus pontos turísticos e sua gente. O carnavalesco Aloiz Marinho promete muitas cores e brilho na Afonso Pena.
 
Enredo: Parabéns Sete Lagoas, são 150 anos. Cidade dos sete lagos encantados, cidade nascida no alto.
Samba-enredo: Gabriel Maia
Carnavalesco: Aloiz Marinho
Componentes: 220
Alas: 6
Carros Alegóricos: 1

G.R.E.S. Estrela do Vale
 
Fundada em 2009, a Estrela do Vale representa a região do Barreiro no Carnaval de Belo Horizonte. A escola foi a vice-campeã no Carnaval 2017.
 
Este ano a escola faz uma crítica bem-humorada à situação atual do Brasil através das danças típicas. A Estrela do Vale começará o desfile contando sobre a chegada dos portugueses – e como os índios “dançaram” - e percorrerá os diversos estilos de dança do país. O último carro, ‘Um Musical Chamado Brasil’, faz uma síntese de todo o enredo, mostrando a dualidade entre a alegria e as dificuldades que o povo brasileiro enfrenta.
 
Enredo: Um Musical Chamado Brasil
Samba-enredo: Wilblener Danilo/ Igor Paulo/ Dudu Estrela do Vale
Carnavalesco: Flávio Campelo
Componentes: 380
Alas: 10
Carros Alegóricos: 4

G.R.E.S. Cidade Jardim
 
Em 1961, um integrante da Escola de Samba União Serrana, do Conjunto Santa Maria, criou a Escola de Samba Cidade Jardim. Uma das mais tradicionais escolas de samba de Belo Horizonte, a Cidade Jardim já faturou 20 títulos, sendo 19 consecutivos.
 
Em 2018, a escola traz o enredo ‘Cidade Jardim canta as flores’, criado pelo carnavalesco Paulo Balbino.
Enredo: Cidade Jardim canta as flores
 
Samba-enredo: Ivair Rabelo e Pirulito da Vila
Carnavalesco: Paulo Balbino
Componentes: 800
Alas: 12
Carros Alegóricos: 3

G.R.E.S. Acadêmicos de Venda Nova
 
Fundada em 2005 na casa da família Gonçalves, no bairro São João Batista, a escola desfila representando a criatividade da região de Venda Nova. Seus símbolos tradicionais são um pandeiro e a mitológica ave Fênix. Pentacampeã, a escola venceu cinco das últimas dez disputas, inclusive a do ano passado.
 
Em 2018, a Acadêmicos de Venda Nova vai celebrar o reconhecimento do conjunto arquitetônico da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. O desfile promete ser um passeio pelas atrações da orla da Lagoa da Pampulha, das obras de Niemeyer ao Mineirão, passando pelo antigo cassino e pelo zoológico.
 
Enredo: Sou Pampulha, sou carnaval sou patrimônio da cultura mundial
Samba-enredo: Xico Queiroz; Vinícius Mineiro, Evandro Melo
Carnavalesco: Marco Aurélio Gonçalves
Componentes: 600
Alas: 16
Carros Alegóricos: 4

G.R.E.S. Imperavi de Ouros
 
Da fusão dos nomes das escolas de samba Imperatriz e Bem-te-vi originou-se a Escola Imperavi de Ouros, criada no bairro Anchieta, em janeiro de 2013.
 
Uma das mais jovens agremiações de Belo Horizonte, ela promete pintar a Afonso Pena de verde em 2018, levando o verde das matas para a avenida. O enredo é um grito de alerta para a preservação indígena e os cuidados com a natureza.
 
Enredo: A tribo Imperavi canta os encantos dos mistérios da Amazônia
Samba-enredo: Carmo Antunes, Guilherme Mocidade 
Carnavalescos: Luis Carlos Novais, Sandro Sodré e Professor Rogério Rosinha
Componentes: 430
Alas: 15
Carros Alegóricos: 4

G.R.E.S. Canto da Alvorada
 
Durante um bate-papo sobre Carnaval, em março de 1979, foi fundada a Escola de Samba Canto da Alvorada, na sede do Clube Atlético Mineiro. De lá pra cá foram 15 títulos, o último em 2016. O nome faz alusão ao vínculo da escola ao clube, afinal, quem canta na alvorada é o galo.
 
Neste ano, a escola homenageia o Grupo Aruanda. “Falar do Aruanda é mais que um enredo, é uma necessidade. É um compromisso da escola de resgatar o que há de melhor na dança folclórica”, explica Maria Elisa de Moraes, diretora de Harmonia e Carnaval. Na Afonso Pena, o destaque deve ficar por conta da participação do próprio Grupo Aruanda em três momentos distintos do desfile.
 
Enredo: Grupo Aruanda Embaixador da Cultura Brasileira
 
Samba-enredo: Serginho BH 
Rainha da Bateria: Natália Moreno
Carnavalesco: Diretoria de Carnaval / Maria Elisa Abreu Cruz de Morais
Componentes: 650
Alas: 17
Carros Alegóricos: 4

MAIS SOBRE CARNAVAL