UAI

Carioca, Tarcísio não lembra onde vota em SP e Rodrigo faz piada nas redes

O candidato ao governo do estado foi questionado sobre o endereço de votação, mas disse que o local 'fugiu à cabeça'

Reprodução/TV Vanguarda Reprodução/TV Vanguarda
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 22/09/2022 14:51
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Candidato ao governo do estado de São Paulo, Tarcísio Freitas movimentou as redes sociais, nesta quinta-feira (22/09), após esquecer o seu local de votação. Domicílio eleitoral é uma das principais polêmicas da campanha do Republicanos, que é natural do Rio de Janeiro e residia em Brasília.

Em entrevista à TV Vanguarda, emissora afiada da TV Globo no Vale do Paraíba, Tarcísio afirmou que estabelecer domicílio eleitoral em São Paulo seria "o mais lógico". O domicílio eleitoral do candidato é São José dos Campos, que fica no interior do estado.

 

"Tenho parentes morando aqui há 22 anos […]. Trouxemos investimentos para essa região, tenho familiaridade, tenho vínculo afetivo, frequentei [a cidade] durante um período da minha vida, é o mais lógico para estabelecer domicílio eleitoral", destacou.

 

Na sequência, o político foi questionado sobre o local de votação – e não soube responder. "É um colégio", limitou-se a dizer. A jornalista insistiu, perguntando em qual bairro era a escola, mas o candidato afirmou que "fugiu à cabeça".

 

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o colégio eleitoral do candidato ao governo fica na Escola Carlos Saloni, no bairro Jardim Apolo, em São José dos Campos. Vale destacar, que Tarcísio transferiu seu título de eleitor em setembro de 2021, após declarar endereço no interior, onde alega ter familiares residindo há mais de 20 anos.

 

A transferência foi feita para que ele pudesse se candidatar por SP, já que a Justiça Eleitoral exige uma residência mínima de três meses no novo domicílio eleitoral. A mudança chegou a ser alvo de inquérito civil do Ministério Público Eleitoral (MPE), mas o procedimento foi arquivado.

 

Sem perder a piada, Rodrigo Garcia (PSDB) aproveitou a situação para criticar o adversário nas redes. Os dois estão tecnicamente empatados nas últimas pesquisas do Ipec (ex-Ibope). "Já que é a primeira vez que você vota em SP, clica aqui pra descobrir o seu local de votação", ironizou Garcia, disponibilizando um link para o site do TSE, onde é possível consultar o local de votação.

 

O candidato do Republicanos respondeu a provocação do tucano na sequência e disse que o atual governador paulista "esqueceu das pessoas". "Eu esqueci do nome da escola, você e Doria esqueceram das pessoas. Aumentando impostos, confiscando aposentadorias, deixando o jovem sem professor na sala de aula e sufocando o trabalhador com impostos. Disso o povo de São Paulo lembra muito bem, 'governador'", disparou Freitas.

 

Confira, abaixo:

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp