UAI

Warner Bros. defende J.K. Rowling após ameaças de morte

Autora de Harry Potter saiu em defesa de colega esfaqueado 10 vezes

Reprodução/Twitter Reprodução/Twitter
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 14/08/2022 15:26
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

A Warner Bros. Discovery saiu em defesa de J.K. Rowling após a criadora da franquia Harry Potter receber ameaças de morte nas redes sociais. O caso ocorreu no último sábado (13/07).

Em seu perfil oficial no Twitter, a autora de 57 anos de idade condenou o ataque sofrido por Salman Rushdie, autor anglo-indiano que foi esfaqueado em um centro cultural em Chautauqua, no estado de Nova York, nos Estados Unidos, quando estava prestes a dar uma palestra sobre liberdade de expressão. Ele, que já foi ameaçado de morte no Irã na década de 80 devido o livro Os Versos Satânicos, foi atingindo com 10 facadas. Segundo o Jornal Nacional, da TV Globo, os golpes em Rushdie chegaram a acertar o estômago, o peito, a coxa e o olho.

 

"Notícias terríveis. Me sentindo muito mal. Que ele [Rushdie] fique bem", escreveu Rowling na rede social do passarinho. Logo após o comentário da escritora, um internauta a respondeu de maneira agressiva. "Não se preocupe, você é a próxima", disparou o usuário Meer Asif Aziz de Karachi, Paquistão. Na descrição de seu perfil no Twitter, o responsável pela ameaça se diz estudante, ativista social, ativista político e pesquisador.

 

A mensagem foi deletada, mas J.K Rowling pediu publicamente para que os responsáveis pelo Twitter tomassem alguma atitude com relação às ameaças de Aziz. "Twitter, alguma chance de suporte?", escreveu a autora, revelando imagens da fala do usuário da plataforma.

 

Em comunicado oficial enviado a jornalistas, a Warner Bros. condenou às ameaças contra Rowling e defendeu a liberdade de expressão dos atores. No texto, o estúdio também deseja pronta recuperação de Salman Rushdie.

 

"A Warner Bros. Discovery condena veementemente as ameaças feitas contra J.K. Rowling. Estamos com ela e todos os autores, contadores de histórias e criadores que corajosamente expressam sua criatividade e opiniões. A WBD acredita na liberdade de expressão, no discurso pacífico e no apoio àqueles que oferecem seus pontos de vista na arena pública", diz o início da nota.

 

"Nossos pensamentos estão com Sir Salman Rushdie e sua família após o ato de violência sem sentido em Nova York. A empresa condena veementemente qualquer forma de ameaça, violência ou intimidação quando opiniões, crenças e pensamentos possam diferir".

 

De acordo com a autora, a polícia britânica já está envolvida no caso e investiga as ameaças feitas por Aziz. J.K. Rowling ainda agradeceu o apoio de parte do público que saiu em sua defesa.

 

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp