UAI

Chama o Síndico segue tradição e se apresenta nesta quarta na Afonso Pena

Concentração será às 18h no número 1377 da Avenida e o tema do cortejo celebra os 50 anos do álbum "A Tábua de Esmeralda", de Jorge Ben Jor

Integrantes da banda Chama o Síndico Tamás Bodolay
clock 02/02/2024 16:33
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news
O tema do Chama o Síndico em 2024 celebra os 50 anos de “A Tábua de Esmeralda”, o álbum obra-prima de Jorge Ben Jor. O bloco convida os foliões a colocar o corpo coletivo na avenida para celebrar a existência e a resistência de todas as formas de ser, com muita paz, alegria e amor.

Marcado para 7 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 18h, o cortejo parte da Avenida Afonso Pena 1377 e caminha até o número 705.

Sobre o Chama o Síndico

A efervescência do carnaval na capital mineira no início dos anos 2010 motivou um grupo de amigos a criar o bloco que pretendia homenagear dois grandes nomes da música popular brasileira, Tim Maia e Jorge Ben Jor. 

Assim, na quarta-feira pré-carnaval de 2013 o Chama o Síndico saiu às ruas de Belo Horizonte pela primeira vez. Ao longo dos anos o bloco experimentou vários dias, locais e horas diferentes para realizar o seu cortejo, mas retoma as raízes para a festa de 2024, celebrando os 12 anos de vida do bloco. 

A origem do nome também está atrelada aos dois cantores homenageados pelo bloco. O síndico, como era conhecido Tim Maia, também foi homenageado por Jorge Ben na música W/ Brasil, em que ele canta “Chama o síndico, Tim Maia! Tim Maia!”. Por isso, para os criadores, o nome dado une os dois. 

Veja também:

A banda do bloco 

Fazem parte do repertório musical as letras dos cantores que dão o nome ao bloco, mas ao se tratar de estilos, ademais do funk soul, que foi popularizado no Brasil pelo Tim Maia, a banda também explora os ritmos afro-brasileiros e de rua, típicos do nosso carnaval, como o maracatu, o samba e as marchinhas, além do funk e reggae. 

Durante o ano, a banda realiza eventos e shows tanto em BH quanto nas cidades do interior de Minas Gerais e já performou ao lado de grandes nomes da música como Djonga e Fernanda Abreu. No carnaval, o grupo convida pessoas para compor a bateria e o naipe de sopros, chegando a cerca de 80 integrantes. 

Onde e quando o bloco vai se apresentar

O cortejo do bloco Chama o Síndico terá sua concentração às 18h da quarta-feira de pré-carnaval, 07 de fevereiro, na Avenida Afonso Pena, 1377, e seguirá até o número 705 da mesma avenida. 

Serviço

Bloco Chama o Síndico
Dia: 07 de fevereiro, quarta-feira de pré-carnaval
Horário: concentração às 18h
Local: Avenida Afonso Pena, 1377

Está ansioso para o carnaval de BH?

Então acompanhe tudo em primeira mão aqui. Conheça o portal CarnaUAI e não perca nenhuma novidade.
Tags:  #blocos #carnauai
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp