Tudo rosa em outubro para prevenir o câncer de mama

Veja outros destaques da coluna 'Conta-gotas'

por Estado de Minas 03/10/2016 12:59
Doutíssima.com.br / Reprodução Internet
Tabagismo, sedentarismo e obesidade são fatores de risco que contribuem para um aumento da incidência do câncer de mama (foto: Doutíssima.com.br / Reprodução Internet )
O Outubro Rosa chega colorindo os monumentos do Brasil com o objetivo de chamar a atenção para o câncer de mama. Até o final de 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), o Brasi vai registrar 57.960 novos casos da doença e 14,3 mil óbitos. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia no país e, apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente pela grande frequência de diagnósticos tardios. “A maior parte das mulheres só identifica a doença quando ela já está em desenvolvimento, devido ao aparecimento de irregularidades na pele, sejam marcas, caroços nos seios e até mesmo franzidos”, pontua Miguel Torres, chefe do programa de tratamento da doença na Radiocare. O radio-oncologista alerta que, muitas vezes, a enfermidade chega de forma silenciosa. Tabagismo, sedentarismo e obesidade são fatores de risco que contribuem para um aumento da incidência da doença. “Boa alimentação e prática de exercícios físicos, diariamente, são bons parceiros na prevenção de doenças, entre elas o câncer de mama”, afirma, ressaltando que homens também podem
ser afetados pela doença, não se esquecendo da prevenção.

Tratamento

» O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e das condições de saúde do paciente. O primeiro passo é fazer o diagnóstico completo com análises clínicas e biópsia para descobrir se o tumor é benigno ou maligno.

» Só com um diagnóstico é possível traçar uma estratégia de tratamento. Para o câncer de mama são indicadas a radioterapia, quimioterapia ou cirurgia. A rádio e a químio podem ser ou não combinadas.

» Os tratamentos são divididos em dois tipos: local e sistêmico. “O local inclui a cirurgia e a radioterapia, que são formas de tratar o tumor sem afetar o restante do corpo. Já o sistêmico trabalha com medicações orais ou pela corrente sanguínea, como é o caso da quimioterapia, capaz de atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo”, afirma Torres.

André Conti/Agencia Fotosite
Nos lábios, aposte na boca marcante com batons na cor pink, laranja e vermelho (foto: André Conti/Agencia Fotosite )
Tendências da primavera
A primavera chegou e abriu espaço para novas tendências. Uma delas é o uso de cores quentes, principalmente os tons de azul, bronze, coral e laranja. “Pode investir sem medo em sombras metalizadas, lápis de olho colorido e sombras vibrantes. Já nos lábios, aposte na boca marcante com batons na cor pink, laranja e vermelho”, diz a maquiadora Thais Magalhães, do Instituto Embelleze. Outra dica é o make fresh. Para esse tipo de maquiagem, as mulheres devem escolher base e corretivo com textura bem leve. Usar a beauty blender, a esponja de maquiagem, para aplicar esses produtos deixa o aspecto mais natural. Para manter a impressão do estilo nude, vale escolher máscara de cílios marrom. “Esse item, combinado com um blush iluminador e gloss, forma um trio certeiro para o efeito fresh”, aconselha a maquiadora.

Viagem ao mundo dos chás
Quais as técnicas para se preparar um chá? Como usar os cinco sentidos para bem saboreá-lo? Qual é a história por trás da bebida? A especialista em chás Dani Lieuthier, do Instituto Chá, vai responder a todas essas perguntas no curso Viagem ao Mundo dos Chás, que será realizado em Belo Horizonte, no próximo sábado. Ela promoverá uma degustação com chás de diversos países, como China, Japão, Índia, Sri Lanka, Nepal, Tailândia, Taiwan, Turquia e Marrocos. Na capital mineira, o encontro é realizado em parceria com a Casa Leopoldina, um espaço
de sabores e saberes que em breve abrirá as portas no Bairro Santo Antônio. O curso de oito horas custa R$ 490 e será realizado na Casa Guaja (Avenida Afonso Pena, 2.881, Funcionários). Reserva de inscrição pelo site www.sympla.com.br. Outras informações pelo e-mail contato@institutorocha.com. Assista ao vídeo sobre o curso de formação em sommelier de chá: https://vimeo.com/181256869.

Esclerose múltipla
Estudos apresentados no Congresso Brasileiro de Neurologia, maior evento da área no Brasil, podem mudar a perspectiva de tratamento da esclerose múltipla, uma doença neurológica, degenerativa, crônica e sem cura, que atinge principalmente mulheres e tem o início dos sintomas entre os 20 e os 40 anos. A molécula ocrelizumabe, pesquisada em diversos países ao longo de três anos, inclusive no Brasil, que tem potencial para reduzir a atividade clínica e progressão da doença, destaca-se como o primeiro tratamento a demonstrar efetividade no controle da progressão da esclerose múltipla progressiva primária, que afeta cerca de 10% a 15% dos diagnosticados com a doença. Para o neurologista Jefferson Becker, presidente do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS), os resultados traçam uma nova forma de controlar a doença e, por isso, trazem esperança tanto para os pacientes quanto para a classe médica. “O novo medicamento resultará em um grande avanço aos pacientes e uma opção aos médicos para o retardo do quadro clínico em uma doença tão grave, principalmente nos quadros progressivos
que até então não tinham tratamento
disponível”, reforça o especialista.

Limpeza e higienização da casa
Guardar os objetos fora do lugar, varrer, tirar poeira e passar pano. Para muitas pessoas essa é a rotina na hora de limpar a casa. “Para uma casa estar livre de bactérias e micro-organismos, ela precisa ser higienizada”, explica a coordenadora do serviço de treinamento do Espaço Social, Ivia de Oliveira Muricci. Segundo ela, apenas o álcool 70% tem ação imediata contra as bactérias. Os demais produtos precisam de pelo menos 10 minutos para fazer efeito. Além disso, cada cômodo tem uma forma de arrumação diferente. Alguns precisam ter mais objetos recolhidos, outros mais higienização. “A cozinha demanda mais cuidado, assim como o banheiro. Precisamos separar os panos de limpeza por cômodo e ter a atenção de limpar todos os locais mais suscetíveis a bactérias, como pias, janelas, vaso sanitário, entre outros”, explica a coordenadora do Espaço Social.

Semana da Mulher Bem Resolvida
De amanhã a 13 de outubro, as mulheres terão acesso a vídeos gratuitos com o conteúdo da especialista Cátia Damasceno. Trata-se da Semana da Mulher Bem Resolvida. Fisioterapeuta com especialização em uroginecologia, Cátia Damasceno é coach de relacionamento e trabalha há 11 anos na área da saúde, além de atuar como palestrante e participar de diversos programas de TV. Totalmente voltada a melhorar a autoestima de suas alunas por meio do trabalho com sexualidade, a especialista idealizou um programa gratuito, no qual ensinará todas as interessadas a melhorar a autoconfiança no relacionamento. Esta é a última edição da Semana da Mulher Bem Resolvida no ano e tem número de participantes limitado. Inscrições: www.semanadamulherbemresolvida.com.br.

Hummm....
Com a chegada da primavera, a tendência é termos dias mais quentes a partir de agora. Para manter o corpo hidratado, além de muita água e outros líquidos, uma receita saudável, fácil de preparar e deliciosa é o smoothie. A chef Iracema Bertoco, do Centro Europeu, escola de gastronomia com unidades em Curitiba, Joinville e Ponta Grossa, no Sul do Brasil, criou uma receitinha bem saborosa. Esta receita rende dois copos:

» Ingredientes:
200ml de iogurte natural
200g de fruta congelada (banana e manga)
2 castanhas-do-Brasil
1 folha de hortelã
Mel (opcional)

» Modo de preparo:
Bata o iogurte com as frutas no liquidificador. Quanto mais congelada estiverem as frutas, mais cremosa a bebida
ficará. Saboreie.