Santa Luzia e Contagem recebem mutirão para avaliação pulmonar gratuita

Exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) está disponível pela população neste mês de maio. Com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, é possível controlar os sintomas

por Redação 03/05/2016 16:16
No mês de maio, Santa Luiza e Contagem recebem um mutirão para avaliação pulmonar gratuita. A população das duas cidades mineiras poderá fazer o exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) que, todos os anos, mata 40 mil de brasileiros e brasileiras de acordo com o Ministério da Saúde. A expectativa é de atender aproximadamente 300 pacientes.

A DPOC é usada para classificar a bronquite crônica e o enfisema pulmonar e é causada principalmente pelo tabagismo. A enfermidade leva à dificuldade de respirar e ao cansaço progressivo e constante, impossibilitando uma série de atividades de rotina.

A primeira avaliação do mutirão é uma triagem que vai selecionar os pacientes com maior probabilidade de apresentar a doença e direcionar para o exame de espirometria, conhecido também como “teste do sopro”.

Esse procedimento permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. Caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será encaminhado para atendimento com médico pneumologista, onde receberá atendimento e orientação para o tratamento mais adequado.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC. Os primeiros sintomas (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico preciso seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) projeta para 2020 que a DPOC será a terceira causa de morte no mundo. A doença atinge 210 milhões de pessoas, mas um em cada dois brasileiros nunca ouviu falar dela. No país, a doença atinge 7 milhões de pessoas e é a quarta causa de morte no mundo.

A iniciativa é promovida pelas Secretarias Municipais de Saúde de Santa Luzia e Contagem com apoio de uma companhia farmacêutica.

Valdo Virgo / CB / D.A Press
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (foto: Valdo Virgo / CB / D.A Press)




Mutirão de espirometria
Não é necessário agendamento prévio para participar do mutirão. Senhas de atendimento serão entregues no dia do mutirão por ordem de chegada.

Santa Luzia
Local: Centro de Consultas Especializadas
Endereço: R. José Silvino Teixeira de Melo, 200/ Fazenda Boa Esperança
Datas: 04, 09, 11, 18 e 23/05/2016 (segundas e quartas)
Horário: Nas segundas, de 9 às 17h e nas quartas, das 13 às 17h

Contagem

Local: Centro de Consultas Especializadas
Endereço: Av. João César de Oliveira 2889 - Eldorado
Datas: 05, 06, 12, 13, 19, 20, 26 e 27/05 (quintas e sextas-feiras)
Horário: 9h às 17h