Água em jejum emagrece? Veja mitos e verdades sobre esse líquido

por Estado de Minas 16/06/2015 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Todo mundo já ouviu falar que tomar água faz bem para a saúde e para a pele. Mas sempre surge aquela dúvida sobre a quantidade a ser ingerida: beber demais ou de menos pode fazer mal para a saúde? Para isso, a nutricionista Natália Dourado, consultora da Santo Dom Massas sem Glúten, de São Paulo, enumera algumas verdades e mitos sobre esse líquido tão precioso e importante para a manutenção da saúde dos seres humanos.

Acil/Reprodução da internet
(foto: Acil/Reprodução da internet)


Tomar água gelada queima calorias?
Verdade. Quando a pessoa ingere a água gelada, o corpo trabalha para aquecê-lo. E, consequentemente, perde calorias, porém, a queima é muito baixa. Meio litro de água gelada consome cerca de 17 calorias.

Tomar água em jejum emagrece?
Mito . Segundo a nutricionista, a hidratação em jejum é importante para restabelecer os níveis séricos do organismo e a eliminação de toxinas produzidas em resposta ao período sem alimentação. Devido a isso e ao fato de que beber água provoca uma distensão gástrica, o que pode ocorrer é apenas uma sensação de diminuição da fome.

Água com gás é ruim como refrigerante?
Mito. Os dois líquidos contêm gás na composição, mas a diferença entre eles está no açúcar presente nos refrigerantes.

Beber água durante a refeição atrapalha a digestão?
Mito. Não existe nenhum estudo que tenha comprovado essa relação.

Beber água faz bem para a pele?
Verdade. A ingestão de água é importante para eliminar toxinas produzidas pelo organismo. “Uma pele bem hidratada elimina essas toxinas com maior facilidade e fica com aparência mais saudável”, diz Natália.

Beber água em excesso prejudica a saúde?
Verdade. Existem estudos que indicam que o excesso de água pode até matar, pois os rins filtram, em média, de 800ml a 1.000ml de água em uma hora. Então, beber uma quantidade grande de água faz com que os rins fiquem sobrecarregados e não deem vazão ao que está sendo ingerido.

É necessário beber dois litros de água por dia?
Verdade. É aconselhável beber, em média, de dois a três litros por dia. Assim, garantem-se o bem-estar e a saúde do corpo.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA