Maquiagem: aprender a suavizar e a ressaltar pontos é uma lição importante

A técnica pode ser resumida assim: o que não queremos mostrar deve ficar escuro e os pontos positivos, mais claros

por Revista do CB 11/10/2014 14:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Zuleika de Souza/CB/D.A Press
Veja o "antes" e o "depois" (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
O nariz é a parte do rosto que sempre está em evidência. Contornar as laterais com um pó bronzer ou uma sombra marrom pode deixar as feições mais delicadas. O mesmo truque vale para todo o rosto. De forma geral, a técnica se resume assim: o que não queremos mostrar deve ficar escuro e os pontos positivos, mais claros. Ou seja, o fundamental é não iluminar o centro do rosto com produtos líquidos, cremosos ou caneta iluminadora. O blush com pigmentos de brilho também deve ser evitado.

É necessário não deixar o aspecto artificial, sem transparecer a marcação do pó bronzer no rosto. O make-up artist Régis Sodré afirma que, em qualquer maquiagem, a pele é o ponto principal. “É preciso usar uma boa base para uniformizar, que esteja de acordo com o tipo de pele de cada pessoa, além de corretivo, disfarçando e camuflando as imperfeições, pó de acabamento para controle da oleosidade da pele (quando necessário) e blush”, explica Sodré.

O resto da composição da maquiagem é simples. Basta seguir normalmente de acordo com o gosto e o formato de rosto. Mas, se a intenção é tirar completamente o foco do nariz, tente chamar a atenção para a boca e não para os olhos, que estão próximos do nariz. Segundo o maquiador Thyago Mandu, o tom de sombra mais escuro aplicado nos olhos pode tornar o nariz mais proeminente.

Já quem acha o nariz muito pequeno pode iluminar o centro do rosto e aplicar o iluminador na ponta do nariz. Como em toda maquiagem, é importante não “pesar a mão” nos produtos. O excesso de comésticos vai chamar mais a atenção para o rosto.



Para afinar o nariz (a mesma técnica vale para outras partes do rosto)
  • 1. Use um pó bronzer (ou base mais escura) de efeito mate (sem brilho) e um pincel delicado.
  • 2. Forme um sombreado nas laterais do nariz (ou no contorno do rosto), deixando-o mais fino e fazendo o “desenho” desejado.
  • 3. Se quiser diminuir o tamanho, passe o pó bronzer na ponta do nariz.
  • 4. Também na ponta, mais acima, usamos o corretivo-iluminador para dar contraste e realçar o sombreado.
  • 5. Produza o resto da maquiagem normalmente. Se quiser tirar o foco total do nariz, dê destaque para a boca.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA