Truque tem efeito de plástica, mas pode causar problemas de pele

Novo artifício promete uma cirurgia plástica instantânea usando uma fita adesiva no rosto. Maquiagens pesadas também podem ser prejudiciais

por José Alberto Rodrigues* 11/06/2019 15:52
SilvioTanaka / Wikipedia / Reprodução
(foto: SilvioTanaka / Wikipedia / Reprodução)
Novo modismo no mundo da maquiagem, uma fita adesiva potente está sendo utilizada como uma opção para quem quer dar um efeito diferente ao rosto sem intervenções cirúrgicas. O método conhecido como facelift tape consiste em usar uma fita adesiva para esticar o rosto, permitindo que ela molde o rosto como quiser.

O truque, febre em países asiáticos, promete um rejuvenescimento facial por meio do esticamento da pele, porém a medida pode pode danificar o rosto e até acelerar o envelhecimento da pele. "A fita, ao apertar bem o rosto, reduz a circulação local, o que significa que há menos nutrientes para a pele. Dessa forma, colágeno anormal será produzido", frisa a dermatologista Camila Moulin. 
 
Segundo a dermatologista, o processo de puxar a pele com tape funciona produzindo cicatrizes internas com diferentes tipos de células da pele. "A longo prazo, isso acelerará o processo de envelhecimento, dando um aspecto grosseiro a pele que foi constantemente puxada", pontua. 
 
Essa indução através do estica e puxa de pele pode apresentar distorções faciais ao longo do tempo. "Esse método pode, sim, induzir a formação de cicatrizes, de fibroses internas com formas bizarras, com colágenos dispostos de forma aberrante. E, considerando que são cicatrizes definitivas, eu não recomendaria o uso de tape para moldar a forma dos olhos", aponta. 
 
Segundo ela,  o truque ganhou a mídia recentemente depois de usado por Lady Gaga, e também por Juliana Paes para parecer mais nova na primeira fase da novela A Dona do Pedaço. O uso por um dia, para uma filmagem ou caracterização, não causa grandes danos, mas o uso contínuo, como faz a Lady Gaga, pode, sim, deformar a pele", comenta. 
 
Moulin alerta que nem tudo que funciona pra sua melhor amiga, sua mãe ou irmã pode funcionar perfeitamente para você. "Maquiagens pesadas como camuflagem podem, por exemplo, obstruir poros de pessoas suscetíveis, induzindo a acne, inflamação e infecção" , explica. Alguns produtos podem ser extremamente irritantes pele e a dermatologista alerta: "Cuidado com produtos que prometem resultados milagrosos. Uma pele bonita e saudável requer tempo, dedicação e paciência para ser conquistada", aconselha.
 
*Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram