Símbolo do Natal, panetone será distribuído em Milão

Doce poderá ser degustado gratuitamente no "Dia do Panetone"

por Ansa 05/12/2016 10:12
Marcos Vieira/EM/DA PRESS
(foto: Marcos Vieira/EM/DA PRESS)

Considerado símbolo do Natal na Itália, o panetone milanês poderá ser degustado gratuitamente em 80 confeitarias da cidade de Milão no próximo 15 de dezembro, quando se comemora o "Dia do Panetone".

A ação tem o objetivo de promover "o panetone típico da tradição artesanal milanesa", proporcionando um alimento fresco, sem conservantes e com ingredientes selecionados. A iniciativa é patrocinada pela Câmara de Comércio de Milão, junto com a Confederação Italiana do Comércio (Confcommercio), a União dos Artesãos e a Associação das Padarias. De acordo com as confeitarias, serão consumidos no Natal 2,5 milhões de panetones a mais do que em 2016, um aumento de 5%.

A previsão é de que 60 milhões de panetones sejam produzidos, o que representa um quarto das vendas das lojas de doces neste período. A cada 10 panetones comprados, nove são de passas e frutas cristalizadas. O pão que ficou famoso no mundo inteiro é um dos símbolos da gastronomia natalina na Itália.


O doce milanês é obtido de uma mistura de massa fermentada à base de água (ou leite), farinha, manteiga, gemas de ovos, açúcar, um pouco de mel, malte e sal. A esses ingredientes, juntam-se frutas cristalizadas, laranja, cedro e passas. "Temos que promover a qualidade do produto símbolo da nossa cidade", afirmou Marco Accornero, secretário-geral da União dos Artesãos. Outras variações também podem ser encontradas, como panetones de chocolate ou sem nenhum recheio. Porém, para manter a tradição, é preciso que a massa fique redonda e baixa, com a parte superior bem cozida.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA