Carla Tellini leva cozinha com afeto, memória e savoir faire para o deleite gourmet no festival

Conheça a receita de Tortéi de moranga e charque na manteiga de sálvia

por Marianna Rios 30/06/2013 09:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Grupo Press Gastronomia/Divulgação
(foto: Grupo Press Gastronomia/Divulgação)
Junto da horda de chefs estrelados reunidos em Tiradentes, também estará pela primeira vez a gaúcha Carla Tellini. Sócia e head chef do Grupo Press Gastronomia, o mais premiado grupo gastronômico do Sul do Brasil, ela conta que se sentiu bastante honrada com o convite. "O Festival de Tiradentes já está consolidado como o mais representativo evento da gastronomia nacional e me sinto muito honrada por apresentar a cozinha gaúcha nessa grande festa gastronômica. Iniciativas como essa só vêm para estimular os novos chefs brasileiros a valorizarem nossos ingredientes e nossas técnicas de cocção e a solidificarem a cozinha brasileira como sendo uma das mais criativas no mundo" , elogia.


Em 2008, Carla Tellini criou o Bah, o primeiro restaurante brasileiro especializado na cozinha contemporânea do Rio Grande do Sul, baseado em suas memórias de infância e inúmeras viagens pelo interior do estado mais ao sul do Brasil, buscando identificar a verdadeira cozinha regional com suas diferentes influências. Esse trabalho serviu como base para criar em conjunto com sua equipe de cozinheiros o que ela chama de "cozinha com afeto, memória e savoir faire". Pratos como o tortéi de charque desfiado com farofa de biscoito de amaretto, carreteiro de perdiz com manteiga de foie gras ou costela gaúcha assada lentamente, com feijão mexido e farofa de erva-mate foram alguns resultados dessa imersão.


Qualidade Desde sua criação, em 2002, o Press – administrado em conjunto pelas sócias Carla Tellini e Jaqueline Meneghetti - se consolidou como o grupo gastronômico mais premiado do Sul do Brasil. São oito títulos, como melhor café espresso do Guia Comer & Beber da Veja Porto Alegre, conquistados a partir de 2005. A publicação aponta o Bah como o melhor restaurante de comida brasileira desde 2010, somando três vitórias consecutivas. Na edição de 2012, o Press Hilário teve duas indicações como melhor restaurante variado. Já a revista Wine Spectator, uma bíblia entre os guias editada em Nova York com dicas sobre os melhores restaurantes do mundo, listou as cartas de vinho do Bah e do Press Hilário no ranking do Restaurants Awards 2012.


No ano anterior, o Bah havia feito a estreia como o único representante do Rio Grande do Sul. Em campeonatos brasileiros de baristas – profissão que o Press foi um dos precursores no país a apoiar –, o grupo sempre contabiliza finalistas desde o vice-campeonato de 2006, sendo que, em 2008, o Press assegurou o primeiro lugar. Já nas disputas regionais, incluindo as modalidades Latte Art (desenho feito por meio do leite derramado sobre o café espresso) e coffee in a good spirits (preparo de bebidas alcoólicas à base de café) , o Press arrebata as posições de ponta desde 2005. Que conhecer o tempero da chef? Experimente preparar a receita exclusiva que o Degusta traz para seus leitores.

 

Tortéi de moranga e charque na manteiga de sálvia

Ingredientes para o recheio   

750g de moranga sem casca; 250g de charque desfiado cozido;
75g de farofa de biscoito amaretto;
125g de cebola picada; 20ml de óleo de girassol; pimenta e
sal o quanto baste.

Modo de fazer

Cozinhar a moranga no vapor por 40 minutos. Fazer um purê e reservar. Cozinhar o charque na panela de pressão até ficar macio (em torno de 40 minutos), retirar o excesso de gordura e desfiá-lo. Dourar a cebola, colocar o charque, o purê da moranga, dar ponto e, por último, juntar a farola de biscoito amaretto (tradicional biscoito italiano de amêndoas); Ajustar o sal e pimenta.

Para a massa de ravioli: 500g de farinha de trigo; 50g de semolina; 12g de azeite de oliva; 4 ovos caipiras; sal e água o quanto baste.Misturar os ingrediente secos. Juntar os ovos e à agua. Amassar até dar ponto. Espichar a massa até que atinja um milímetro de espessura e cortá-la em forma de quadrados de 12cm. Rechear, pincelar as bordas com clara de ovo, fechar em formato de retângulo de maneira que as bordas fiquem bem coesas. 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GASTRONOMIA