(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Copa 2018

1001 LUGARES PRA SE VIVER: Rostov Velik, a cidade mais antiga da Rússia

Até a Copa do Mundo, confira dicas de lugares da Rússia que vale a pena visitar


13/03/2018 12:00 - atualizado 02/04/2018 18:17

A Press Kremlin de Rostov Velik(foto: Bertha Maakaroun/EM/D.A Press)
A Press Kremlin de Rostov Velik (foto: Bertha Maakaroun/EM/D.A Press)
 

Uma sinfonia se espalha do campanário elevado no século 17, que acolhe 15 sinos, cada qual com o seu batismo, entre eles Sysoy, homenagem ao fundador da cidade. Entre as badaladas, faz-se o silêncio. Hora para a contemplação. Ao fundo do espelhado tapete de água doce, a silhueta da fortaleza de Rostov se desenha numa das margens do velho Lago Nero, possivelmente formado há 500 mil anos. O desabrochar de cúpulas embaralhadas entre verdes, cinzas e dourados, tantas quantas sejam as 11 torres, catedrais e igrejas cercadas pela muralha, desafia o horizonte.

Rostov Veliki, como é conhecida pelos russos, integra o imperdível circuito do Anel de Ouro, que abraça a capital, Moscou. O seu primeiro registro é de 862, considerada a data oficial da sua fundação, o que faz dela uma das mais antigas cidades da Rússia. Na Primeira Crônica ou Crônica de Nestor – detalhada leitura sobre a formação política do povo eslavo oriental, entre os séculos 9 e 12, Rostov é descrita como território do povo fínico –, Merya, que passou a ser governado pelo viking Rurik. Os arqueólogos acreditam que, às margens do Lago Nero, ao Sul de Rostov, estaria Sarskoe Gorodishche, a capital, tendo sido pacificamente assimilada pelos eslavos orientais depois da incorporação da região pela Rússia Kievana, no século 11.

 

 

 

A dramática história de Rostov tem as feições dos principados forjados na resistência às invasões externas para a consolidação do Estado eslavo, que viria a se constituir nesta que hoje chamamos de Rússia. Cidades como Rostov foram, nos séculos 13 e 14, inundadas e devastadas pelas incursões tártaro-mongóis das Hordas de Ouro, abrindo um longo período de humilhações e de escravidão. Havia ainda o perigo representado pelo catolicismo que se fazia presente pelos poloneses e lituanos, que invadem Rostov em 1608.

 


Depois, e em parte em decorrência dessas constantes ameaças externas, o Kremlim de Rostov alcança a sua atual feição, entre 1660 e 1690, com a sua identidade configurada no cristianismo ortodoxo. Foi edificado sob a supervisão da figura eclesiástica do Metropolitana Iona Sysoevich, para servir de sua residência. Com as suas 11 torres defensivas – algumas delas são igrejas – também de propósito decorativo, resguarda um conjunto arquitetônico integrado por três seções – a Praça das Catedrais, o Tribunal dos Bispos e o Jardim Metropolitano – cercados belas catedrais, igrejas, monastérios, os salões Branco e Vermelho, atualmente museus, além do campanário mais famoso da Rússia (1680), do alto do qual se abrem belas panorâmicas do Lago Nero.

Rostov Veliki é uma dessas joias do início de uma russa eslava – escrava ainda, mas que, depois de cada invasão, reafirmava seus princípios –, como fez nessa pequena cidade à beira do Lago Nero, que segue, nas baladas de seu campanário – um dos mais famosos da Rússia –, testemunha do correr da história. Ali foram plantados os fundamentos desta que se tornou a maior nação eslava do mundo: a adoração ao Deus humilhado, mas que renasce, uma religião de luta com seus Kremlins, além de um desejo de paz expresso no interior de suas catedrais.

 

 

Saiba mais no Blog 1001 LUGARES PRA SE VIVER. Acesse aqui    


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)