No dia do podcast, conheça 5 podcasts brasileiros para ver e ouvir

Formato é um sucesso em solo brasileiro e relatório aponta que nenhum país no mundo produziu tantos programas como o Brasil

Leandro Fonseca/Exame
Igor 3K e Monark, hosts do Flow Podcast (foto: Leandro Fonseca/Exame)
 

O dia 21 de outubro, mais conhecido como esta quinta-feira, é o dia do podcast . O fenômeno da internet nos tempos de pandemia, o formato casual de uma conversa, temática ou não, tomou conta da internet brasileira, com expoentes como o Flow Podcast , Podpah e Mais que 8 minutos .

 

Um ou mais microfones, uma mesa e muito tempo para trocar ideias: é mais ou menos por aí que vão os programas deste formado. A grande referência mundial talvez seja Joe Rogan, com o seu Joge Rogan Experience , considerado por muitos como o maior podcast global.

 

Mas é no Brasil que se encontra o maior público consumidor e produtores de podcasts em todo o mundo, de acordo com a Assosiação Brasileira de Podcasters e com o relatório State of the Podcast Universe, publicado em 2020 pela Voxnest (empresa dos Estado Unidos referência em dados para a indústria do áudio). Fechando o TOP 3, estão Canadá e Estados Unidos.

 

Com o formato em alta em solo brasileiro, listamos 5 podcasts brasileiros de diferentes tipos para você conhecer melhor, seja pelo youtube, com áudio e vídeo, ou da maneira 'raiz', ouvindo os programas em plataformas de streamins de áudio, como Spotify, Soundclound e Deezer.

 

Charla Podcast 

O Charla é um podcast sobre futebol feito pelos cariocas Beto Jr e Bruno Cantarelli, comentaristas esportivos que trabalham no rádio, (Tupi e Transamérica). Com uma conversa leve, divertida e com convidados bem à vontade, já são 43 episódios com diversas figuras do jornalismo esportivo e ex-jogadores de futebol.

 

Ao todo, são 74 mil de inscritos no canal oficial da dupla, com vídeos que já chegaram a mais de 100 mil visualizações. Confira:

Ticaracaticast 

Formado por Marcos Chiesa e Carioca , ex-integrantes do Pânico , o ticaracaticast traz de volta as origens do Pânico na rádio dos anos 90. Muita conversa, risadas e histórias dos tempos em que o humorístico era a sensação da TV.

 

A estreia foi recente, há pouco mais de 3 meses, e os números são astronômicos. 620 mil inscrito e milhões de visualizações, com episódios que atingiram quase dois milhões de views, como o que Danilo Gentili foi o convidado. 

 

Ciência sem fim 

O Ciência sem fim é um podcast que deixa bem claro no nome qual seu tema. Apresentado por Sérgio Sancevero, cientista brasileiro e que já era youtuber no canal Space Today . O programa surgiu por uma iniciativa dos Studios Flow, empresa de Igor 3k e Monark , hosts do Flow Podcast que investem em vários outros programas, como Venus Podcast , À Deriva e Cometa

 

Até aqui, já foram 19 edições do Ciência sem fim , que acumula 140 mil inscritos e vídeos que já chegaram na casa dos 400 mil views. O que pode ter facilitado foi que Sérgio já falava para mais de 960 mil inscritos em seu canal, Space Today.

 

Mais Que 8 Minutos 

O Mais Que 8 Minutos nada mais é do que a continuação do quadro de entrevistas que Rafinha Bastos já fazia no Youtube desde 2013. Agora, no formato de podcast, ele bate papos mais longos com seus convidados e solta três episódios por semana. 

 

Até o momento, foram 128 episódios, e os convidados variam entre celebridades da internet, ícones dos anos 90, modelos e outras personalidades. Em média, os episódios alcançam 200 mil views e as conversas são descontraídas e, muitas vezes, reveladoras. 

Mais Um Pod - Whindersson Nunes

A estrela Whindersson Nunes é uma máquina de produzir. Você piscou, ele lançou mais uma série documental viajando pela ásia, um EP com seu alter ego trapper, Lil Whind, e um vlog contando sobre o dia em que ele foi ao mercadinho. Entre muitas coisas que saem por seu canal, está, vejam só, um podcast. o %2b UM Pod é simples como seu nome: uma conversa casual, mas com convidados bem requisitados.

 

Foram poucos episódios até aqui, mas bem interessantes. O artista já bateu papo com Karol Conká, que evitou entrevistas ao máximo após sua passagem pelo Big Brother Brasil, Carlinhos Maia e Popó.