'Me sinto negra' diz ex-BBB Gyselle Soares após críticas de ativistas

Interpretando Esperança Garcia, escrava que denunciou seus algozes ao governador e se tornou a primeira advogada negra do país

Reprodução/Instagram//Montagem
Gyselle Soares, interpretar papel de escrava Esperança Garcia no teatro (foto: Reprodução/Instagram//Montagem)

Gyselle Soares , vice-campeã do Big Brother Brasil 8 reality show  da TV Globo , virou alvo de críticas por conta de uma peça de teatro. 
A ex-BBB estreou a peça Uma escrava chamada Esperança em um teatro de Teresina , no Piauí , na terça-feira (12/10). 

Entretanto,  Gyselle , tem um biótipo que não se assemelha aos registros de como era Esperança Garcia , a primeira advogada negra do Brasil e causou reação do movimento negro do estado nordestino que apontam que a artista é branca.

"Na arte, eu posso ser todas as cores. Mas me considero negra. Eles [manifestantes] estão dizendo que embranqueci a Esperança Garcia. Mas o texto da peça fala de levar amor e esperança sobre uma pessoa que nos motiva, que é uma heroína. Falamos de igualdade e inclusão", defende Gyselle em entrevista exclusiva ao site Notícias da TV .

Ativistas de movimentos negros piauienses realizaram um protesto na noite de estreia do espetáculo, em frente ao teatro, onde a peça foi realizada.

Com cartazes e apitos, um grupo da Rede de Mulheres Negras apontou que a apresentação desrespeitou a história ao embranquecer uma personagem negra importante para a cultura brasileira.  
No entanto, a atriz revelou que os protestos não à abalaram, mas entristeceram.

"Eu estou bem. Só fico triste porque não quero magoar ninguém. Só quero levar a voz de esperança dessa mulher guerreira. Não quero me apropriar de nada. Como atriz, eu posso fazer vários personagens e não tenho cor. Mas na minha vida e no meu cotidiano, me considero negra", desabafou.

"Quero levar adiante essa mulher para que ela não fique no esquecimento. Esta é uma peça para se unir, ter empatia e fazer as pessoas se amarem sem importar a cor. Fico feliz de ter sido escolhida para fazer essa proposta tão importante", acrescentou.

Gyselle  confessou que é um marco em sua carreira esse personagem e se sentiu honrada com o convite para integrar a montagem da apresentação. No entanto, frisou que ficou assustada com os haters nas redes sociais após a polêmica, mas garantiu que isso não afetou sua arte.

"Achei positiva essa forma de debate. Todo mundo tem o direito de dizer o que pensa. Fiquei assustada e com medo, mas é a opinião deles. Só estamos contando uma história bonita: a nossa miscigenação", rebateu.

"Interpretar Esperança é uma honra porque passei por preconceitos no meu trabalho sendo nordestina. Na época que participei do reality show e depois, sofri muito preconceito por ter sotaque para alguns papéis. Por isso fui fazer carreira fora [ela morou na França]. Agora, voltando ao Brasil, eu não esperava passar por esse preconceito".

Gyselle Soares

Diretor vai manter Gyselle na peça

Valdson Braga , diretor e escritor da peça, revelou que não pretende tirar a ex-BBB do elenco e afirmou que a atriz não pode ser discriminada por conta de um papel e que chegou a procurar os movimentos negros antes da escolha, contudo, não obteve retorno.

"Vou manter a Gyselle porque compreendo que, como artista, tenho liberdade poética. Queremos seguir [em turnê] porque essa discussão é válida. Precisamos dar voz para qualquer pessoa quando o assunto é preconceito", explicou.

"Na minha opinião, como artista, creio que o direito de fala está naquele que defende uma causa. O Brasil é democrático ou é opressor? O que aconteceu? Ao final da nossa estreia, vi a plateia de pé e aplaudindo. Aquilo foi o melhor presente. Se eu tivesse uma resposta negativa, automaticamente, pediria sugestão para adaptar o espetáculo e fazê-lo diferente".

Valdson Braga

Confira vídeos e fotos de Gyselle Soares como Esperança Garcia :

Conheça Esperança Garcia

Esperança Garcia foi uma mulher negra e escravizada no século XVIII , na fazenda de algodões, propriedade que pertencia a padres jesuítas brasileiros, próximo ao município de Oeiras .

Ela se tornou conhecida após escrever uma carta para o governador da capital nordestina denunciando os maus-tratos que tanto ela quanto suas companheiras e seus filhos sofriam na casa de seus senhores. O documento solicitava o resgate do grupo.

A carta foi escrita no dia 06 de setembro de 1770 , no entanto, foi encontrada em 1979 no arquivo público de Piauí , pelo historiador Luiz Mott .  

Devido a essa carta, Esperança recebeu o título simbólico pela Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB ) da capital piauiense de primeira advogada do estado.