Quem é Zé Trovão, líder foragido dos caminhoneiros em greve

Caminhoneiro ganha fama ao publicar conteúdos contra magistrados e convocar paralisação da categoria no sete de setembro

Reprodução/Youtube
Zé Trovão (foto: Reprodução/Youtube)

Foragido da Justiça, o paulista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, vem ganhando notoriedade ao convocar os caminhoneiros a promover mobilizações pelo país, em atos de protesto contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e de apoio ao governo. 

 

De acordo com o portal UOL, o caminhoneiro foi acusado de organizar manifestações violentas no feriado de sete de setembro e teve a prisão decretada pelo STF na última sexta-feira (03/09). Ele não foi localizado e segue foragido. Zé Trovão também falou publicamente sobre ameaças à Corte e costuma defender a volta da ditadura em postagens nas mídias sociais. 

 

Com milhares de seguidores em canais no YouTube e em outras mídias sociais, Zé Trovão se tornou uma figura popular entre os caminhoneiros, com mensagens em torno de críticas ao STF e pedidos por uma intervenção militar.

 

Até a decretação de sua prisão, Zé Trovão tinha residência fixa em Joinville, em Santa Catarina, agora, seu paradeiro é desconhecido. O caminhoneiro já havia morado no Paraná e Minas Gerais, ainda segundo o site.

O advogado do caminhoneiro, Levi de Andrade, informou que entrou com um pedido de habeas corpus no STF. Andrade também afirmou que Zé Trovão não deverá se entregar às autoridades. "Ele está em um lugar seguro. Muda de lugar a cada 6 horas e de carro também. Ele sabe que a qualquer momento pode ser preso, mas está preparado psicologicamente", disse Andrade em entrevista ao portal UOL.

 

Repercussão na web

 

Com a repercussão sobre o caso do caminhoneiro, alguns internautas do twitter relembraram a novela A história de Ana Raio e Zé Trovão, da extinta Rede Manchete. Zé Trovão, o personagem principal, era vivido por Almir Sater, e sempre se apresentava com um chapéu de vaqueiro, cinto com uma fivela grande e botas de couro, a mesma maneira que Marcos Antônio Pereira Gomes se veste. Na trama, ele era par romântico de Ana Raio, interpretada por Ingra Liberato.